Procedimentos da Agência Nacional de Petróleo serão abordados em workshop na UFCG

Palestras acontecem na próxima quinta, 20, no Centro de Extensão do campus Campina Grande

Apresentação institucional e atuações da Agência Nacional de Petróleo (ANP), acesso ao seu banco de dados e a simulação de processos licitatórios, serão alguns dos temas do I Workshop Acadêmico de Promoção das Rodadas de Licitações da ANP que acontece na manhã da próxima quinta-feira, 20, a partir das 10h, no Centro de Extensão da UFCG, campus Campina Grande.

As palestras, segundo o coordenador do Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional de Petróleo (PRH-25) - núcleo UFCG, Francisco Antônio Morais, proporcionarão à comunidade acadêmica conhecimentos mais específicos sobre as rodadas de licitações promovidas pela ANP e destacará ainda mais a universidade no cenário da indústria petrolífica nacional, como centro de pesquisa e formador de recursos humanos para exploração e gerenciamento.

Rodada de licitações

Dentro do cronograma da ANP, nesta terça feira, 18, estará sendo publicado o edital e o contrato de concessão da Nona Rodada de Licitações, que abre concorrência para estudos de viabilidade de exploração na cidade de Sousa, no Sertão paraibano. “Gera expectativas de um novo campo de trabalho e a UFCG pode vir a ser parceira das empresas vencedoras nas licitações em futuros projetos” comentou, o coordenador do PRH-25.

Outras informações sobre o workshop podem ser obtidas pelo e-mail prh-25@cct.ufcg.edu.br ou ainda pelo fone (83) 3310.1106.

Programação

10h às 10h30 - Apresentação Institucional da ANP e Benefícios para Sociedade,  com José Carlos Frederice (ANP)

10h30 às 11h - Áreas em Oferta na Nona Rodada de Licitações, com Paulo de Tarso Antunes (ANP)

11h às 11h15 - Sistemas Automáticos de Apuração das Ofertas, Delmo Massoni (ANP)

11h15 às 11h30 - Acesso aos Dados Geofísicos e Geológicos do BDEP/ANP, Nedson Fernandes

(SDT)

PRH-25

O Programa PRH-25/ANP teve sua origem a partir da carência de profissionais qualificados no setor de Petróleo e Gás no mercado de trabalho, por ocasião da Lei Nº 9478, de 6 de agosto de 1997, denominada “Lei do Petróleo”, que estabeleceu a quebra do monopólio por parte da Petrobras.

A Agência Nacional do Petróleo (ANP), ciente dessa carência, tomou a iniciativa de estimular a complementação curricular de cursos universitários por meio de disciplinas extracurriculares relacionadas com o setor de Petróleo e Gás, concedendo bolsas de estudos para os alunos, nos níveis de graduação, mestrado e doutorado.

Além das disciplinas extracurriculares, são realizadas visitas técnicas a instalações de campo; profissionais experientes são convidados a ministrarem mini-curso e os bolsistas são incentivados a participarem dos importantes congressos de P&D no setor de Petróleo, Gás e Biocombustíveis.

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG)

Data: 17/09/2007