topo_cabecalho
Empresas buscam talentos na UFCG

Conceito elevado da instituição atrai especialistas em “garimpar” futuros profissionais

 

As mudanças ocorridas no cenário econômico mundial nas últimas duas décadas exigiram das empresas brasileiras mudanças nos sistemas administrativos até então utilizados, especialmente na área de Recursos Humanos.

 

Uma das inovações mais visíveis é a adoção de arrojados programas de treinamento e de estágios, na busca de vantagem competitiva. Os chamados programas de “trainees” (treinando, em inglês) visam à identificação e captação de estudantes "talentosos", recém-graduados, que são selecionados e treinados para atuarem nas empresas num curto espaço de tempo.

 

Na Universidade Federal de Campina Grande, a busca por estes “novos talentos” é constante. “Na verdade, a UFCG é uma das universidades mais procuradas por empresas do país, e também do exterior”, informa a coordenadora de Programas e Estágios, Betânia Oliveira. “A instituição é muito bem vista no cenário nacional e internacional, no que se refere à formação de profissionais, aptos a ingressar em qualquer empresa do mundo”, explica.

 

A coordenadoria de Programas e Estágios é conveniada atualmente com cerca de 50 empresas, 15 das quais fazem apresentações na universidade, todo ano. Só no mês passado, por exemplo, a Ambev, o Grupo Votorantim, a Denso - uma multinacional japonesa, e a Alunorte - uma das cinco maiores refinarias de alumina do mundo, estiveram na UFCG "garimpando" futuros profissionais.

 

Segundo Betânia, os alunos mais procurados são os concluintes das engenharias e da área de informática, “cujos cursos da UFCG são altamente conceituados”. É o caso de Joackson Lins, bacharel em Ciência da Computação, graduado em 2001. Contratado pela Politec S.A, de Brasília, ele afirma que, antes mesmo de terminar o curso, já estava empregado. “Agradeço por ter me formado em uma universidade tão bem conceituada, pois os profissionais são todos bem vistos em qualquer empresa que você procure referências, aqui em Brasília”, disse.

 

Jarbas Lima, também graduado em Ciência da Computação, compartilha da mesma opinião de Joackson. “É verdade. Somos muito bem conceituados, e os gerentes estão sempre à procura de egressos da UFCG para contratação. Só aqui na Stefanini (empresa de consultoria de Tecnologia da Informação), atualmente, temos cerca de 10 ex-alunos da UFCG”, observou.

 

(Kennyo Alex e Ianna Marinho, estagiária – Ascom/UFCG)


Data: 21/09/2007