Cursos da UFCG se destacam em avaliação de revista especializada

Computação e Matemática, com cinco estrelas; Elétrica e Materiais, com quatro, brilham no Guia do Estudante

Reconhecimento e repercussão da excelência de alguns de seus cursos de graduação são constantes em resultados que a Universidade Federal de Campina Grande tem obtido em avaliações nacionais. Mais uma vez temos destacados os conceitos da nossa instituição. O Guia do Estudante, publicação da Editora Abril, certificou Ciências da Computação e Matemática com cinco estrelas e as engenharias Elétrica e de Materiais, com quatro. Física, Química e Mecânica, com três estrelas, também entram no rol dos destaques.

O resultado começou a ser divulgado nesta sexta-feira, 21, através do envio de certificado de avaliação aos coordenadores dos cursos e comunicação de que constarão na publicação Melhores Universidades 2007, que estará nas bancas no próximo mês.

Os consultores do Guia do Estudante realizam a avaliação com base em questionários, preenchidos pelos coordenadores dos cursos, no qual estes informam os dados mais relevantes sobre as suas graduações. Também são levadas em conta avaliações realizadas pelo MEC.

Cinco Estrelas

Para o coordenador de graduação de Ciências da Computação, Dalton Dario Serey, as cinco estrelas no Guia do Estudante traz maior visibilidade e destaque, traduzindo o esforço dos últimos anos na condução do aprendizado, na valorização das parcerias e no comprometimento dos que fazem o curso, em todos os sentidos.

Coordenador do curso, por mais de dez anos, e atual vice-diretor do Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI), Camilo Lelis, disse que é extremamente importante uma avaliação emitida externamente. “Ela se faz isenta, e é o reconhecimento do trabalho sério realizado ao longo dos anos, em todas as instâncias; da discussão sobre a programação das disciplinas à escolha dos professores para ministrá-las”.

Repetindo a classificação do ano passado, Matemática se consolida cada vez mais no cenário nacional. Somos iluminados, disse o coordenador de graduação do curso Antônio José da Silva, fazendo trocadilho com as cinco estrelas mais uma vez conquistadas. “Desde o Provão, nos processos de avaliação nacional, temos conquistado os melhores conceitos”, comentou, ao ressaltar o nível do alunado e do quadro docente.

No mesmo tom, falou o ex-chefe da Unidade Acadêmica de Matemática, e atual diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Bráulio Maia. Para ele, os resultados obtidos refletem a preocupação histórica e constante dos que fazem o curso. “Professores, alunos e técnico-administrativos são coroados com mais este feito”.

Quatro estrelas

Os cursos de engenharia Elétrica e de Materiais também receberam destaques na classificação deste ano, obtiveram quatro estrelas. Para o coordenador de graduação de Elétrica, Mário Araújo Filho, o conceito é excelente e reforça a credibilidade. “Considerando a sistemática utilizada, caminhamos para a retomada do conceito máximo que sempre obtivemos, antes do Enade substituir o Provão (os feras não eram avaliados)”.

Reginaldo Macedo, coordenador de graduação de Materiais, atribuiu a classificação à qualidade dos alunos egressos que são absorvidos automaticamente pelo mercado de trabalho, como também à capacidade do quadro docente. “Temos recebido elogios de empresas de todo o Brasil, por nosso desempenho na formação dos alunos”, ressaltou, apontando que a criação da pós-graduação, mestrado e doutorado, também contribuíram para esse resultado.

Três estrelas

“Uma pena que o número de alunos formados no bacharelado é pequeno. O que é uma realidade nacional” disse o coordenador de graduação de Física, Ricardo Arlen, ao comentar o conceito obtido este ano no Guia dos Estudantes.  Atribuindo aos professores o destaque, “que conquistam ano a ano o reconhecimento. Este ano nosso conceito no Enade foi 4. Mostra que estamos na direção é certa”, comentou. Os cursos de Engenharia Mecânica e Química também obtiveram três estrelas.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 24/09/2007