Pnad revela que matrículas na rede pública diminuíram

O número de estudantes matriculados em toda a rede pública de ensino caiu 0,7% entre os anos de 2005 e 2006. Esse é um dos resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última sexta-feira, dia 14. Apesar da queda, o número de estudantes no setor público ainda é significativamente maior do que no setor privado: 43,7 milhões contra 11,2 milhões, respectivamente.

Reitor da Rural, Ricardo Miranda acredita que os números relativos à rede pública devem ser analisados com cuidado, já que ainda não contemplam dados de novas unidades inauguradas e expansões feitas. "Tenho avaliado a relação de acesso ao ensino superior público ao longo dos anos. Percebi que esses números continuaram estáveis durante a atual década. Nos anos 90 foi quando tivemos um crescimento maior. Um novo impacto só deve ser percebido em 2008, com o aumento das políticas públicas, novas unidades e diminuição da evasão. O campus da Rural em Nova Iguaçu, por exemplo, recebe 500 novos estudantes por ano", explica.

Já o reitor da Uezo, Marco Antônio Lucidi, atribui a queda na rede pública ao descrédito no ensino médio do setor. "A realidade hoje é que o ensino público tem baixa qualidade, o que aumenta a evasão. Também existe o desinteresse dos pais em colocarem os filhos nessas escolas e o medo pela insegurança em certos estabelecimentos. Outro ponto que deve ser lembrado é que as famílias, em sua maioria, já se conscientizaram da necessidade da educação e se esforçam para pagar uma particular", avalia Lucidi.

Já no ensino superior, o dirigente faz questão de lembrar que muitos alunos foram atraídos para as instituições privadas por conta de projetos do governo. "Uma parcela de estudantes acabou optando em estudar no setor privado. Apesar de achar que o Financiamento ao Estudante (Fies) tem sérios problemas, ele e o Programa Universidade para Todos (ProUni) fizeram com que o número de alunos nas instituições pagas aumentasse. A competitividade de mercado predatório também faz com que as mensalidades sejam cada vez mais baixas", afirma.

Apesar da queda no número de alunos da rede pública, o Pnad revelou que a quantidade de estudantes presentes nas universidades aumentou em 13,2%, chegando a 5,9 milhões. "Eu percebo que está havendo a expansão de cursos do setor terciário e de serviços e o afastamento e diminuição de vagas nas áreas industrial e de saúde. Isso é preocupante, pois poderemos ter a carência desses profissionais", conclui Lucidi.

(Ascom/Andifes)

Data: 21/09/2007