Ciência e Tecnologia para todas as idades

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começa no dia 1 de outubro e tem vasta programação em muitos lugares da cidade e do estado

Se você tem 10, 32, 56, 100 ou qualquer outra idade, não pode perder a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Entre os dias 1 a 7 de outubro, instituições de pesquisa, Universidades, escolas, órgãos de governos, ONGs, empresas etc, coordenados pelo MCT, promoverão centenas de atividades de divulgação da ciência em diversas cidades do estado do RJ.

Serão realizados eventos por todos os cantos, em praças públicas e em instituições de ensino e pesquisa, que contribuam para aproximar as atividades científicas da população em geral e de crianças e jovens, em particular.

"Terra" foi o lema escolhido para a Semana Nacional deste ano. Esta escolha levou em conta a convocação internacional, feita pela ONU, para que a questão global da Terra seja considerada como tema prioritário para os anos de 2007/2008. Criada em 2004, a Semana contou, no ano passado, com a

participação de 1.014 instituições de ensino e pesquisa e com 8.654 atividades, em 363 cidades do país.

No RJ, estão previstas inúmeras atividades durante a Semana em centros e museus de ciência, Universidades, escolas e outras instituições educacionais e científicas.

Além dessas atividades específicas de cada instituição, grandes tendas espalhadas por locais públicos da cidade e de determinados municípios - nos chamados Eventos Integrados - receberão milhares de cariocas e fluminenses. Estes eventos contarão com a participação de aproximadamente 100 instituições, envolvendo diretamente cerca de 500 profissionais da área, entre cientistas, técnicos, comunicadores da ciência e estudantes.

Eventos Integrados no estado do RJ:

Largo da Carioca (de 01/10 a 5/10 das 8 às 18h), Guaratiba (dia 6 das 9 às 16h), Seropédica (de 01 a 03/10 das 9 às 17h), Feira de São Cristóvão (de 5/10 a 7/10 das 12 às 20h), Niterói (de 01/10 a 7/10), Angra dos Reis (3/10 a 5/10 das 9 às 16h), Aterro do Flamengo (de 23 a 25 de setembro e domingo

dia 7/10 das 8 às 18h), Duque de Caxias (de 2/10 a 6/10 das 8 às 18h), Barca com atividades de ciência no percurso entre Rio e Niterói (dia 2/10 das 10 às 15h).

Os Eventos Integrados apresentarão um mosaico da diversidade científica, tecnológica e cultural do RJ.

Atividades interativas, experimentos e demonstrações, palestras, vídeos, espetáculos teatrais e muito mais prometem repetir o sucesso da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia dos anos anteriores. Muitas dessas atividades ocorrerão no ritmo de bandas, repentes, cordel ou ao som de um coral.

Uma novidade deste ano ficará por conta do Ateliê Terra. Entre os dias 23 (domingo) e 25 de setembro, artistas plásticos vão se reunir numa tenda montada no Aterro do Flamengo (Parque das Crianças no RJ, a partir das 9h) para pintarem telas com o tema "Terra, ontem, hoje e amanhã".

Estas telas servirão para ambientar as tendas que serão montadas no Largo da Carioca e na Feira de São Cristóvão. As melhores pinturas serão premiadas, fazendo parte de um calendário para o ano de 2008 e compondo uma exposição futura.

(Assessoria de Comunicação do Depto. de Popularização e Difusão de C&T do MCT)

Data: 24/09/2007