topo_cabecalho
ISBN dos anais eletrônicos da VII Semana do CH já está disponível

Já encontra-se disponível, no site da Editora da UFCG - www.ufcg.edu.br/~edufcg/ - o ISBN - International Standard Book Number - dos Anais eletrônicos da VII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Humanidades.

 

De acordo com o professor Lemuel Guerra, Diretor do CH, com a chegada do ISBN, os artigos publicados podem agora ser devidamente registrados na produção bibliográfica dos participantes da VII Semana do CH.

 

O ISBN

 

O International Standart Book Number (ISBN) é um sistema internacional padronizado de numeração e identificação de títulos de livros em uma determinada edição, aplicado também a software. O fundamento do sistema é identificar um livro, de uma determinada edição. Uma vez fixada a identificação, ela só se aplica àquela obra, naquela edição, não podendo jamais ser reutilizada.

 

O ISBN é o resultado de um sistema numérico para livros utilizado pelos editores ingleses e amplamente aceito tanto pelo comércio de livros quanto pelas bibliotecas. A partir de uma reunião realizada em Berlim, em 1967, o sistema foi oficializado internacionalmente e ratificado posteriormente pelo ISO (International Standart Organization) como norma internacional, em 1972 (ISO 2108-1972).

 

Vantagens: identifica o livro em uma determinada edição; facilita o controle de estoques; facilita o controle de vendas; padroniza os pedidos de livros às editoras; facilita a interligação de arquivos, a recuperação e a transmissão de dados em sistemas automatizados; elimina barreiras lingüísticas na comercialização; facilita o intercâmbio bibliográfico nacional e internacional.

 

(Franz Mikhailovitch, assessoria de Imprensa do CH/UFCG)


Data: 25/09/2007