topo_cabecalho
Pró-reitores de pós conhecem nova sistemática do PDEE

O Programa de Doutorado no País com Estágio no Exterior (PDEE) foi totalmente informatizado. O recebimento de inscrções e de informações sobre candidatos é feito agora por meio eletrônico. A nova sistemática será apresentada nesta quinta-feira, 27, em Brasília, a coordenadores e pró-reitores de instituições de ensino superior de todo o país, em seminário promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC). Cerca de 90 instituições foram convidadas para o seminário, que já teve uma primeira edição na terça-feira, 25.

Para a coordenadora de Programas no Exterior, Maria Luiza Lombas, o uso de um sistema eletrônico facilita a tramitação de informações entre a Capes e as instituições, agilizando os pedidos de bolsas dos programas. Também conhecido como estágio de doutorando ou doutorado sanduíche no exterior, o PDEE possibilita que estudantes de cursos de doutorado avaliados com nota igual ou superior a 4 desenvolvam parte de sua pesquisa no exterior, em instituição de reconhecida excelência.

"O PDEE é a interface entre programas no país e no exterior e contribui, diretamente, com a formação de doutores no Brasil, por meio da proposta de realização de parte dos estudos no exterior", destaca a coordenadora. Maria Luiza informa que tem havido um crescimento médio anual de 20% na concessão de bolsas do PDEE. "No período de 2003 a 2007, foram concedidas mais de 2.600 bolsas, sendo que somente neste ano, a Capes já concedeu mais de 700 bolsas de estágio de doutorando no exterior". Os países mais procurados pelos doutorandos são Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Espanha, e Portugal. Saiba mais sobre o PDEE.

(Fátima Schenini)


Data: 26/09/2007