Aluno da UFCG vence Prêmio Petrobras de Tecnologia

Arthur Costa Gonzaga concorreu com trabalho sobre Tecnologia de Gás Natural

O estudante do curso de Engenharia de Materiais da UFCG, Arthur Costa Gonzaga, foi o grande vencedor do Prêmio Petrobras de Tecnologia, na categoria graduação, tema Tecnologia de Gás Natural. Orientado pela professora Meiry Gláucia Freire Rodrigues, da Unidade Acadêmica de Engenharia Química, Arthur concorreu com o trabalho Desenvolvimento de Catalisadores (Fe/HZSM-5) Destinados a Síntese de Fischer-Tropsch.

“O projeto desenvolvido na UFCG é de grande importância para o meio ambiente, na medida em que viabiliza um produto mais limpo, reduzindo os índices de poluição”, explica Meiry Gláucia. O processo Fischer-Tropsch permite a conversão química do gás natural em um líquido estável (Gas To Liquids – GTL). As moléculas do gás são quimicamente transformadas para formar combustíveis, como o diesel.

Instituído em 2004, o Prêmio Petrobras de Tecnologia tem por objetivo fomentar o envolvimento da comunidade de ciência e tecnologia nos temas tecnológicos relevantes para a indústria de petróleo, gás e energia, reconhecendo a contribuição acadêmica para o desenvolvimento tecnológico da Petrobras, da indústria do petróleo nacional e da própria sociedade.

Concorreram à premiação estudantes de instituições de ensino superior de todo o país, em nove temas tecnológicos, nas categorias graduação, mestrado e doutorado. Os autores dos trabalhos vencedores na categoria doutorado receberão R$ 20 mil, na categoria mestrado, R$ 15 mil, e R$ R$ 10 mil na categoria graduação. Todos receberão bolsa de estudos do CNPq para elaboração de tese de mestrado, doutorado ou pós-doutorado em instituições de ensino superior nacionais, de acordo com sua formação acadêmica. Os professores orientadores recebem a mesma quantia que o prêmio recebido pelo aluno, como taxa de bancada.

“Considero a premiação como um incentivo aos demais alunos e um grande reconhecimento ao trabalho desenvolvido na nossa instituição”, afirmou Meiry Gláucia. A opinião é compartilhada pelo diretor do Centro de Ciência e Tecnologia, Bráulio Maia Jr. que ressalta que as inúmeras premiações recebidas este ano “consolidam a marca UFCG no cenário nacional como centro de excelência acadêmica”.

Graduada pela então UFPB (atual UFCG), a orientadora possui doutorado em Química Aplicada pela Universidade de Poitiers, na França, e pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas e pela Universidade Federal de São Carlos, ambas em São Paulo. Atualmente, desenvolve diversas pesquisas, inclusive em cooperação internacional, com a Universidade Louis Pasteur, na França, na área de Tecnologia Limpa.

(Kennyo Alex – Ascom/UFCG)

Data: 27/09/2007