topo_cabecalho
UFCG comemora Dia do Secretário

Encontro ecumênico, palestras e inauguração de sede própria fizeram parte da programação do VI Encontro de Secretários da UFCG. O evento foi aberto pelo reitor Thompson Mariz na manhã desta sexta-feira, 28, no Centro de Extensão, campus Campina Grande. Congratulações e palavras de reconhecimento compuseram os pronunciamentos na cerimônia, que também comemorou o Dia do Secretário (30/09).

 

O Reitor exaltou os valores morais, em especial o sigilo e a confiança, que somados a disposição e a paciência para enfrentar as atribuições e o convívio com pessoas de variados temperamentos e métodos são os diferenciais desses profissionais. O presidente da Associação dos Secretários da UFCG, Renê Anísio, disse ser gratificante o encontro por perceber que, ano a ano, evoluem o respeito e o reconhecimento à categoria. “De nossa competência dependem muitas atividades”, ressaltou.

 

O diretor do Centro de Ciências e Tecnologia, Bráulio Maia, registrou o empenho do vice-reitor Edilson Amorim e do prefeito Eduardo Bonates na realização do sonho da classe, o de ter uma sede própria. Também falou do compromisso, organização e dinâmica desses profissionais nas suas atividades diárias. João Queiroz, diretor do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, teceu comentários sobre a importância de uma convivência fraterna com “esses que são confidentes no nosso dia a dia”, nas direções e coordenações.

 

Após o encontro ecumênico - com a participação de representantes das religiões católica, evangélica e espírita - o psiquiatra Edmundo Gaudêncio proferiu a palestra Secretário e secretária, a arte do segredo. À tarde, o vice-diretor do Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Camilo de Lélis, discorreu sobre Ética Profissional.

 

Encontro Ecumênico

 

A obrigatoriedade de promover um novo sabor na vida das pessoas e de valorizar a dignidade humana, transbordando o peito de Amor Divino “como a rosa é da planta”, fizeram parte das palavras do padre Everaldo Galheira, que traçou caminhos – ilustrando com fábula e tocando flauta – para os dons serem colocados à disposição da vida e da esperança. “O sal da terra!”

 

Equilíbrio e modelo de vida como discípulo de Cristo, compreensão de que a felicidade não deve ser direcionada às conquistas materiais e que ela precisa ser mais humana, colocada no lugar certo, resumem as palavras do espírita Claudinor Oliveira. “Ela está onde a colocamos, mas não está onde estamos”. Claudinor é professor da Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística.

 

Secretário-executivo da Reitoria e membro da associação, Tchaikowisky Oliveira, apontou o perdão e o comprometimento como elementos essenciais para a construção de um mundo melhor. “Difícil falar sobre fé, que vai além do intelectual, vou falar sobre o ser - o homem. Falarei de Pedro, principal secretário de Cristo”, disse, ao descrever fraquezas e virtudes humanas.

 

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)


Data: 28/09/2007