topo_cabecalho
Tecnologia e Paleografia Colonial Paraibana

Tecnologia e Paleografia Colonial Paraibana

 

O doutor Osmar Luiz da Silva Filho (UFCG) e a mestranda Ana Paula da Cruz Pereira de Moraes, aluna do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/UFCG) estarão ministrando, nos dias 03 e 04 de outubro de 2007, de 18h30min às 21h30min, na Central de Línguas - Hall das Placas/CH/UFCG - campus Campina Grande, o mini-curso intitulado "Tecnologia & Paleografia colonial Paraibana: o encontro do Setecentos com o Vinte e Um", durante a realização do Encontro de História da Ciência e Tecnologia: Desafios para o Nordeste.

 

Segundo os ministrantes, o curso tem como objetivo investigar um problema: o conhecimento das fontes históricas coloniais paraibanas por meio da aplicação da tecnologia e da técnica paleográfica. Em igual medida, objetiva gerar uma reflexão sobre o século XVIII na Paraíba, ativando uma análise sobre o corpus documental existente; sobre a sociedade setecentista da então Capitania da Parahyba do Norte, bem como promovendo uma discussão com a historiografia paraibana.

 

Durante o minicurso, estarão em constante debate e relação: o uso do aplicativo de software "Microsoft Office Document Imaging", a escrita cursiva do século XVIII, a noção de "documento", de "mudança social", de "ator social" e de "história".

 

As inscrições podem ser efetuadas na sala do Projeto Memória - Hall das Placas do CH/UFCG - campus Campina Grande, mediante o pagamento da taxa de R$ 10,00.

 

Mais informações, pelos fones: (83) 3310-1546 ou 8806-8647.

 

(Franz Mikhailovitch – Assessoria de Imprensa do CH/UFCG)


Data: 01/10/2007