topo_cabecalho
Organização e preservação de arquivos

Organização e preservação de arquivos

 

Com a idéia de introduzir o participante ao estudo das teorias e técnicas de organização de documentos, com enfoque na organização e preservação de arquivos institucionais e documentos de memória da ciência e tecnologia, será realizado, nos dias 04 e 05 de outubro de 2007, de 14 às 17 horas, na Central de Línguas - Bloco B - Hall das Placas do CH/UFCG, o minicurso intitulado "Organização de arquivos em instituição produtora de Ciência e Tecnologia".

 

O minicurso acontece durante a realização do Encontro de História da Ciência e Tecnologia: Desafios para o Nordeste e será ministrado por Fábio Ronaldo da Silva, graduado em História (UFCG) e Especialista em Programação Visual, e pelo aluno especial do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/UFCG), José Valmi Oliveira Torres, ambos também integrantes do Projeto Memória/UFCG.

 

De acordo com Fábio Ronaldo, os conhecimentos de Arquivologia são indispensáveis à gestão de informação e, por conseguinte, à eficiência das instituições. "Os arquivos institucionais constituem o quarto recurso administrativo que se acresce aos tradicionais recursos humanos, financeiros e materiais", afirmou.

 

Para José Valmi, a boa gestão documental das instituições e a preservação de seus arquivos permanentes resultará na preservação da memória histórica da sociedade e em perspectivas de ampliação das fontes primárias para a pesquisa. "A nossa proposta é introduzir estudantes da graduação e funcionários no trabalho de pesquisa e/ou organização de documentos, apresentando as principais discussões e técnica arquivísticas, referentes à organização e preservação de documentos", acrescentou.

 

As inscrições podem ser efetuadas na sala do Projeto Memória - Hall das Placas do CH/UFCG - campus Campina Grande, mediante o pagamento da taxa de R$ 10,00.

 

Mais informações, pelos fones: (83) 3310.1546 ou 8806.8647.

 

(Franz Mikhailovitch – Assessoria de Imprensa do CH/UFCG)


Data: 01/10/2007