topo_cabecalho
Ciência, Tecnologia e Sociedade

"Ciência, Tecnologia e Sociedade: História, Conceito e Programa" é o tema do minicurso que será oferecido durante a realização do Encontro de História da Ciência e Tecnologia: Desafios para o Nordeste", nos próximos dias 04 e 05 de outubro, de 14 às 17 horas, na Central de Línguas - Hall das Placas do CH/UFCG - campus Campina Grande.

 

O minicurso será ministrado pelo professor Cidoval Morais de Sousa, doutor em Ciências pela UNICAMP e docente do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e vai abordar temáticas variadas, tais como: a concepção herdada da Ciência; a estrutura das revoluções científicas; sociedade e desenvolvimento científico e tecnocientífico: tipologias; a imagem tradicional da Ciência e da Tecnologia; os estudos CTS: Ciência, Tecnologia e reflexão ética; Ciência e ambiente; e a Educação Científica e Tecnológica.

 

De acordo com Cidoval, os estudos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade constituem, hoje, um campo de investigação acadêmica envolvendo diferentes áreas, que procuram compreender os aspectos sociais do fenômeno científico-tecnológico, tanto no que diz respeito aos condicionantes sociais de sua produção, como no que concerne às suas consequências sociais, culturais, políticas e ambientais. "Há poucas iniciativas, particularmente no Nordeste, de divulgação, estudo e aplicação dos enfoques CTS", disse o professor.

 

As inscrições podem ser efetuadas na sala do Projeto Memória - Hall das Placas do CH/UFCG - campus Campina Grande, mediante o pagamento da taxa de R$ 10,00.

 

Mais informações, pelos fones: (83) 3310-1546 ou 8806-8647.

 

(Franz Mikhailovitch – Assessoria de Imprensa do CH/UFCG)


Data: 01/10/2007