topo_cabecalho
Gestão da Propriedade Intelectual

Durante a realização do Encontro de História da Ciência e Tecnologia: Desafios para o Nordeste, a se realizar no período de 03 a 05 de outubro de 2007, na UFCG - campus Campina Grande, será oferecido o mini-curso intitulado "Introdução à Gestão da Propriedade Intelectual", que será ministrado pelo professor João Ademar de Andrade Lima, graduado em Direito e Desenho Industrial e, ainda, Mestre em Engenharia de Produção.

 

Sobre o mini-curso, o professor argumenta que a Propriedade Intelectual, sobretudo o sistema patentário, exerce papel importante na composição de ações que visam o desenvolvimento sócio-econômico de uma região, inclusive porque, ao possibilitar a divulgação de novas invenções e inovações em publicações oficiais (banco de patentes), permite o acompanhamento atualizado do desenvolvimento industrial e científico. "Além disso, a apropriação intelectual gera uma garantia e uma tranquilidade aos seus detentores, já que também é vista como um instrumento de controle de mercados e uma forma de reduzir as incertezas dos inovadores, pesquisadores, centros de pesquisa, indústrias, etc., que dela se valem. Isto se reverte, pois, em benefícios para a sociedade, daí a sua influência e importância nos ramos empresarial e técnico-científico", acrescentou.

 

"Esse mini-curso parte da premissa de que uma efetiva e bem estruturada Gestão da Propriedade Intelectual, enquanto componente de uma política de C, T & I, é capaz de incrementar e subsidiar acréscimos qualitativos e quantitativos nos índices de desenvolvimento científico, tecnológico e inovativo e, por consequência, social. Assim, a sua principal justificativa reside na necessidade de tentar trazer, à baila, a importância da Propriedade Intelectual como fonte de apropriação de capital, de absorção e difusão de informação tecnológica, de geração de divisas, de estratégia competitiva e, agregado a tudo, de efetivo desenvolvimento", finalizou.

 

João Ademar é associado acadêmico do Instituto Brasileiro de Propriedade Intelectual (IBPI) e autor dos livros Curso de Propriedade Intelectual para Designers e Bases Teóricas para Gestão da Propriedade Intelectual.

 

As inscrições podem ser efetuadas na sala do Projeto Memória - Hall das Placas do CH/UFCG - campus Campina Grande, mediante o pagamento da taxa de R$ 10,00.

 

Mais informações, pelos fones: (83) 3310-1546 ou 8806-8647.

 

(Franz Mikhailovitch – Assessoria de Imprensa do CH/UFCG)


Data: 01/10/2007