Começa a Semana Nacional de C&T na Paraíba

A previsão é de alcançar um público estimado de aproximadamente 2 mil pessoas, entre estudantes, professores e visitantes em geral durante o período de realização das atividades, que serão voltada este ano para o tema Terra

As atividades da IV Semana Nacional de C&T começaram nesta segunda-feira e vão até o dia 7, com atividades diárias, em vários locais de João Pessoa, Campina Grande e região polarizada.

São minicursos, palestras, visitas de estudantes a laboratórios de Universidades e instituições de pesquisa, à fazendas experimentais, feira de ciência, exposições, entre outras atividades.

O evento está envolvendo cerca de 50 escolas, com a participação de aproximadamente 1.500 alunos. Como parte da programação será realizada a Fetec Jovem - Feira de Ciência e Tecnologia - destinada a exposição de trabalhos de alunos de escolas públicas e privadas de Campina Grande e região.

A Fetec Jovem ocorrerá nos dias 4 e 5, no Centro Educacional Stênio Lopes, em Campina Grande, onde serão apresentados cerca de 50 trabalhos.

A Semana começou nesta segunda-feira com o minicurso sobre a Fauna e Vegetação da Caatinga, ministrado pela Dra. Maria de Jesus Rodal (UFRPE), pela manhã e tarde, no Misa (Museu Interativo do Semi-Árido), Campina Grande, realizado pelo Insa (Instituto Nacional do Semi-Árido).

Houve também visita de alunos à Estação Experimental da Mangabeira, João Pessoa, pela Emepa; à Fazenda Experimental do Insa, em Campina Grande, à Casa Ecoeficiente do Senai-CG, visita a laboratórios, ciclo de palestras e minicursos no campus da UFCG, UEPB, UFPB, na Escola Técnica Redentorista, I Mostra das Profissões da UFPB, que será realizada de 1 a 5; II Circuito do Conhecimento da UFPB, entre outras atividades.

A solenidade de abertura oficial da Semana Nacional de C& na Paraíba acontece nesta terça-feira, às 16:30h, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande, pelo governador Cássio Cunha Lima, com a presença de várias autoridades convidadas.

Na programação da abertura acontecerá o lançamento do selo 15 anos da Fapesq, com homenagens ao senador Ronaldo Cunha Lima - fundador da Fapesq - e o governador Cássio Cunha Lima, pelo crescente apoio que vem dando ao fomento de pesquisas na Paraíba.

Será lançado pela Fapesq o Prêmio Telmo Araújo e ocorrerá a entrega dos Prêmios Celso Furtado e Miguel Arraes, pelo INSA e Fapesq, aos estudantes vencedores.

Em seguida será aberta a Exposição "Leonardo da Vinci - Maravilhas Mecânicas", na Galeria de Artes Assis Chateaubriand, na FURNE (antiga reitoria da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba), em Campina Grande.

(SBPC, com
informações da Assessoria de Comunicação da Fapesq)

Data: 02/10/2007