Meta do Governo Federal é construir dez Universidades

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou no programa de rádio Café com o Presidente, que quer terminar seu mandato, em 2010, com dez Universidades federais novas, 48 extensões universitárias e 214 escolas técnicas profissionais

"Nós estamos andando muito, eu diria, conscientes da responsabilidade que nós temos. Primeiro, nós aprovamos o Fundeb, que é o Fundo Nacional de Manutenção e de Desenvolvimento da Educação Básica. Depois, nós mandamos para o Congresso Nacional um programa de desenvolvimento da educação, que é outra coisa extremamente importante. Não é uma tarefa fácil, é uma tarefa muito difícil e o meu compromisso e o compromisso do ministro da Educação é terminarmos o nosso mandato em 2010 com mais dez Universidades federais novas, com 48 extensões universitárias e ao mesmo tempo fazer 214 escolas técnicas profissionais."

Lula também comentou sobre as mudanças na vida das pessoas com as ações em andamento do governo para a área. "Se você pegar os números publicados pelo IBGE, você vai perceber que tem havido uma melhora substancial, ou seja, tanto do ponto de vista quantitativo quanto do ponto de vista qualitativo. Ou seja, é crescente o número de crianças de 7 a 14 anos na escola, é crescente o número de crianças de 5 a 6 anos na escola, é crescente o número de jovens de 15 a 17 anos. Nós crescemos praticamente em 13,2% o número de jovens universitários no Brasil."

O presidente ainda falou que o governo pretende levar ao menos uma biblioteca a cada município até 2010. "Estamos ampliando o Programa Nacional de Bibliotecas Escolares, que vai beneficiar 30 milhões de alunos com a aquisição de novas obras literárias, acesso gratuito a livros de leitura para 5 milhões de crianças de até seis anos de idade, praticamente de 85 mil escolas públicas no Brasil." (Folhapress, de SP)

(Valor Econômico, 2/10)

Data: 03/10/2007