Projeto da UFCG produz artesanato com produtos recicláveis em Cuité

Seguindo uma tendência mundial de preocupação com questões ambientalistas, o Centro de Educação e Saúde (CES) da UFCG, no campus Cuité, está desenvolvendo um projeto de extensão visando à implantação de coleta seletiva e no reaproveitamento do lixo, num processo de reciclagem, gerando renda e trazendo novas perspectivas à economia local.

O projeto Fênix, coordenado pelo professor Ramilton Marinho, é realizado com a participação de alunos da rede pública de ensino e de artesãs locais, estimulando e capacitando a fabricação de artesanato com produtos recicláveis. Com a monitoria de duas artesãs e a participação de alunos da Escola Estadual Orlando Venâncio dos Santos, além de integrantes dos programas Agentes Jovens e de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), o projeto trabalha a pesquisa do material utilizado e como ele pode ser aproveitado.

Segundo Ramilton, o objetivo principal é promover a educação ambiental no ensino médio público, incentivar uma política de projetos sociais e provocar buscas por novas alternativas de geração de renda no município de Cuité, “realizando um dos principais papéis da UFCG, em interação com o meio em que ela está inserida, que é promover a inclusão social”.

Para Lúcia Lucas, diretora da escola estadual, o projeto é de extrema importância e seus resultados vão além dos objetivos principais. “O Fênix incentiva os alunos, os relaciona e os familiariza com a universidade. O desempenho deles é perceptível. Todos apresentam uma freqüência regular com participação, tanto no projeto quanto na escola”, afirmou.

(Ianna Marinho, estagiária – Ascom/UFCG)

Data: 04/10/2007