Alunos da UFCG formam equipe de futebol americano

O Borborema Troopers já reúne cerca de 35 praticantes

Tudo começou há seis meses, com uma comunidade virtual. Estudantes da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), admiradores e acompanhantes do futebol americano pela televisão, resolveram criar uma equipe desta modalidade esportiva em pleno interior da Paraíba. De telespectadores, passaram a praticantes de um esporte tratado, por muitos, como violento – pelo excessivo contato físico – e de uma impopularidade beirando ao absoluto, na cidade.

O aluno de Arte Mídia, Emílio Neto (Milito), disse que, na prática se percebe que o esporte é muito mais estratégico. “Estamos quebrando o estereótipo de violento”, disse. Segundo ele, a motivação do estudante Yamande Cartaxo, do curso de Administração, e a criação de equipes na capital do estado foram primordiais para a criação da equipe.

Com treino aos sábados, das 12h às 15h, no Complexo Esportivo da UFCG, no campus Campina Grande, o Borborema Troopers conta atualmente com cerca de 35 integrantes e continua recebendo novos adeptos à prática do futebol americano. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail btroopers@gmail.com.

Segundo o atleta Rennan Tarradt, aluno de Engenharia Elétrica, neste momento as inscrições estão abertas sem restrições a alunos de outras escolas ou universidades. “O momento é de popularização do esporte”, disse, lembrando que o maior desafio, agora, é conseguir patrocínios que ajudem na compra ou confecção do equipamento de proteção.

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG)

Data: 05/10/2007