Setor de Psicologia da UFCG atende em novas instalações

Tratamentos realizados incluem desequilíbrios emocionais e dependência química

O ingresso na universidade corresponde, para a maioria dos jovens, à concretização de um sonho alicerçado ao longo dos anos e freqüentemente partilhado de forma positiva e com grande intensidade por aqueles que o rodeiam. A verdade é que muitos chegam com visões ingênuas e irrealistas acerca do que a vida universitária realmente envolve, vindo a manifestar freqüentemente, no decurso do primeiro semestre, elevados níveis de estresse, de ansiedade e de insatisfações.

“Essa realidade, nova metodologia de aprendizados e a ruptura de laços de amizade típicos do ensino médio, entre outras mudanças na vida estudantil, fragilizam os novos alunos e causam desajustamentos que provocam desequilíbrio e conseqüentemente um baixo rendimento acadêmico”. Essa preocupação, não só com o desenvolvimento acadêmico, também com o emocional dos estudantes da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), motivou a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (Prac) a disponibilizar o Serviço de Apoio Psicológico (SAP).

Atendendo com hora marcada nos três turnos - em novas instalações, no 2º andar do Bloco AB do campus Campina Grande, ao lado da Prac - o SPA desenvolve psicoterapia individual e reorientação vocacional. “Temos oferecido também psicoterapia grupal com alcoolistas, em parceria com o Serviço Social da UFCG, e providenciado encaminhamentos para avaliação médica”, disse a psicóloga Lenilda Morais, “E, quando solicitado, atendemos a aluno, funcionário ou professor internado em hospital, ou em domicílio”, completou.

Atendimentos emergenciais, participação em inquérito administrativo, como visitas aos outros campi, são serviços que também podem ser solicitados.

Veja abaixo os horários de atendimento

Maria Edilnete

Segunda

Terça