Defendida primeira dissertação da Pós-graduação em Engenharia de Materiais da UFCG

Foi defendida, no último dia 16, a primeira dissertação de mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais - PPG-CEMat, do Centro de Ciência e Tecnologia - CCT, da UFCG, no auditório do Laboratório de Referência em Dessalinização - LabDes. Heber Sivini Ferreira obteve o título de mestre apresentado a dissertação Obtenção de argilas organofílicas purificadas para uso em fluidos de perfuração base óleo. Ele foi orientado pelos professores doutores Gelmires de Araújo Neves  e Heber Carlos Ferreira. A banca examinadora foi constituída pelos professores Dr. Francisco Rolando Valenzuela Díaz, da USP, Drª. Luciana Viana Amorim, do PRH 25/ANP, e Dr. Ramdayal Swarnakar, do Departamento de Engenharia Química da UFCG.

O coordenador do Programa PPG-CEMat, professor Dr. Tomás Jeferson Alves de Mélo, informa que o Programa de Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais foi criado em 2003 e recomendado pela CAPES em 2004, ano em que começou seu funcionamento, com 14 alunos selecionados na primeira inscrição. O Programa conta atualmente com 26 alunos e oito bolsas, financiadas pelas agências CAPES e CNPq e pelo programa PRH-25 da ANP.

A primeira dissertação foi defendida no tempo de 20 meses o que foi considerado pela banca examinadora como um tempo excelente, aliado à ótima qualidade do trabalho apresentado. A previsão é de que até março de 2006 pelo menos outras oito dissertações sejam defendidas.

Conteúdo da dissertação

Explicando o conteúdo da dissertação, Heber Ferreira diz que em perfurações sensíveis ao contato com a água, podem-se utilizar fluidos de perfuração base óleo. Nestes casos, a argila bentonítica não pode ser usada sem um prévio tratamento orgânico para que suas superfícies se tornem hidrofóbicas. Uma vez tratadas, somente podem ser dispersas em meios orgânicos. "Estas argilas depois de tratadas são chamadas de argilas organofílicas, e são obtidas através da adição, em meio aquoso, de um sal quaternário de amônio que substitui o cátion Na+ na estrutura do argilomineral", comenta Heber.

Segundo ele, em aplicações específicas, as argilas apenas organofilizadas não produzem uma matéria-prima de qualidade, em virtude, principalmente, das argilas naturais possuírem uma grande quantidade de elementos contaminantes, geralmente na forma de minerais acessórios. Estes minerais influenciam maleficamente os fluidos de perfuração, reduzindo suas propriedades a níveis abaixo dos normatizados.

Com este trabalho, Heber Ferreira desenvolveu uma sistemática de estudo para o desenvolvimento de argilas organofílicas purificadas e não purificadas adequadas para aplicações em fluidos de perfuração base óleo. "Propomos, então, a purificação das argilas bentoníticas de forma a eliminar os minerais acessórios, através de uma sedimentação seletiva, a escolha de sais quaternários de amônio compatíveis com os meios onde as argilas organofílicas obtidas serão dispersas, e um posterior tratamento de organofilização a fim de se obter argilas organofílicas purificadas e não purificadas para uso em fluidos de perfuração base óleo". Ele diz que o processo de organofilização foi otimizado através de uma modificação do Inchamento de Foster e da difração de raios X com resultados satisfatórios.

Ele destaca que a viscosidade aparente dos fluidos obtidos com as argilas purificadas e não purificadas foi comparada com a de uma argila organofílica comercial importada, de uso corrente em fluidos de perfuração base óleo e com as normas da Petrobras. "Observamos através dos trabalhos desenvolvidos, que o processo de purificação eleva a viscosidade aparente dos fluidos em meio aquoso, embora este processo seja industrialmente pouco viável. Em uma comparação direta da viscosidade aparente, os fluidos obtidos com as argilas organofílicas obtidas purificadas e não purificadas apresentam resultados acima que os normatizados e os obtidos com a argila comercial importada", relata o autor da dissertação.

Quaisquer outras informações sobre o curso poderão ser obtidas junto à Secretaria Acadêmica do PPG-CEMat pelos fones (83)3310.1179, 3310.1544 ou na home-page: www.dema.ufcg.edu.br, ou pelos e-mail: ppg-cemat@dema.ufcg.edu.br, ou tomas@dema.ufcg.edu.br.

Data: 25/11/2005