UFCG realiza pesquisa sobre o conforto térmico das pessoas na cidade de Campina Grande

Uma pesquisa sobre o estudo do clima urbano da cidade de Campina Grande, visando coletar informações ambientais referentes à umidade do ar e temperatura, para determinar o índice biofísico que expressa o conforto térmico das pessoas, está sendo desenvolvida pela UFCG, com a participação dos professores doutores Vicente de Paulo Rodrigues da Silva, Bernardo Barbosa e Pedro Vieira de Azevedo, todos do Departamento de Ciências Atmosféricas - DCA, do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN. Na semana passada, os pesquisadores, juntamente com alunos e com o apoio da Prefeitura Municipal de Campina Grande, através da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos - STTP, realizaram coletas de dados em vários pontos da cidade, das 5h00 até as 20h00.

O pesquisador Vicente de Paulo explica que os dados coletados serão avaliados visando conhecer o conforto ambiental na área urbana, principalmente de áreas públicas de Campina Grande que reúnem muitas pessoas, em vários horários, e que utilizam esses espaços para fazerem várias atividades físicas, a exemplo de caminhadas. As áreas estudadas são: Parque da Criança, Açude Velho, Açude Novo, Avenida Juscelino Kubistchek, no bairro do Cruzeiro, Ginásio O Meninão, Canal de Bodocongó, e uma área no bairro da Palmeira, localizada próxima ao CPTran.

"O estudo, que envolve quatro estudantes da pós-graduação em Meteorologia da UFCG, deverá expressar se as pessoas se sentem confortáveis, ou não, nessas sete áreas citadas. Com isso, esperamos que sejam encontrados o local e o horário mais adequado para a realização de atividades físicas", comenta o pesquisador Vicente de Paulo, ao detalhar os passos da pesquisa, a qual é subsidiada pelo próprio Programa de Pós-Graduação de Meteorologia, do CTRN da UFCG.

Os pesquisadores alertam para a importância do trabalho, que deverá detectar a intensidade de ilhas de calor em Campina Grande, com vistas à obtenção de elementos para que os gestores públicos adotem políticas mais humanizadas para a cidade, a exemplo de: criação de áreas arborizadas e a ampliação do número de praças. O exemplo serve para todos os gestores públicos das cidades da Paraíba.

Um dos itens importantes do estudo, segundo os pesquisadores, está relacionado com a produção de uma dissertação de mestrado por um dos estudantes envolvidos.

Data: 25/11/2005