topo_cabecalho
UFCG abre inscrições para mestrado em Sistemas Agrosilvipastoris no Semi-árido

Pós-graduação será ministrada no Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR), em Patos

 

Serão abertas de 22 de outubro a 16 de novembro, no Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Patos, as inscrições para a seleção de admissão ao curso de mestrado em Sistemas Agrosilvopastoris no Semi-Árido, do Programa de Pós-graduação em Zootecnia (PPGZ).

 

Estão sendo oferecidas 15 vagas, distribuídas nas seguintes linhas de pesquisa: seis vagas em Produção Animal (Ruminantes), três em Controle de Parasitos em Sistemas Agrosilvopastoris, três em Produção Vegetal e três em Manejo e Fertilidade de Solo no Semi-Árido.

 

De acordo com Aderbal Marcos de Azevêdo Silva, coordenador do PPGZ, o objetivo é que o curso funcione com a capacidade de reprodução de uma célula, no sentido de qualificar pesquisadores e profissionais aptos a produzir e atuar em outras áreas com características de aridez ou semi-aridez espalhadas por outros territórios do planeta. “Acredita-se ser possível modificar o quadro inegável da fragilidade da infra-estrutura regional frente a realidade nacional, sem perder de vista o caráter universal da pesquisa”, disse.

 

A caatinga dispõe de expressivas espécies nativas forrageiras (principalmente plantas arbóreas e arbustivas), que têm sido utilizadas de modo empírico, sem preocupação com o seu potencial e com o uso das terras e, ainda, com pouca ou nenhuma atenção à preservação ambiental, provocando sérios problemas de degradação dos recursos naturais.

 

O manejo adequado da vegetação nativa permitirá não somente sua conservação como, também, seu aproveitamento racional, enriquecendo as pastagens nativas e fornecendo melhores condições para criação do gado (caprino, ovino e bovino) numa região eminentemente pecuária. Pela abrangência destes campos de atuação e pela diversidade das situações em que são desenvolvidos, principalmente, em decorrência das múltiplas interações biológicas, ambientais e sócio-econômicas, concluímos pela necessidade de  profissionais devidamente qualificados para o seu pleno exercício.

 

As inscrições poderão ser feitas pessoalmente ou por procurador na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia ou pelo correio via SEDEX. Neste último caso, será considerada a data da postagem utilizando o endereço para postagem: UFCG, Programa de Pós-Graduação em  Zootecnia - Rodovia Patos–Teixeira, Km Zero – Jatobá - 58.700-970 – Patos – PB.

 

Outras informações podem ser obtidas na secretaria do PPGZ, no campus Patos, ou pelo fone (83) 3421.3397 - ramal 213.

 

(Leonardo Andrade de Barros, da Assessoria de Imprensa do CSTR/UFCG)


Data: 17/10/2007