Comissão debate critérios para avaliar expansão das federais

Dando continuidade ao processo de reestruturação das instituições federais de ensino superior, o Ministério da Educação (MEC) promoveu nesta quarta-feira, em Brasília, o seminário da comissão avaliadora do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Para Ronaldo Mota, secretário de Educação Superior, ter nível superior dá oportunidade ao cidadão de ingressar no mercado de trabalho e melhorar seu padrão de vida. "Essas vagas darão acesso a pessoas com potencial, que vão suprir a carência do mercado", afirmou.

Durante o seminário, a comissão que elaborou as diretrizes do Reuni trocou informações com a comissão de avaliação dos planos de reestruturação, formada por 76 professores indicados pelas 53 instituições federais de ensino superior.

As instituições interessadas em participar do programa no início de 2008 devem enviar o projeto até o dia 29 de outubro, encerramento da primeira chamada. O formulário para envio de propostas deve conter o orçamento apresentado pelas universidades (investimento, manutenção e pessoal, entre outros).

No quadro-síntese da proposta, a expansão da oferta de vagas para graduação e pós-graduação, no período de execução do Reuni, deve ser apresentada.

O Reuni

Implantado em abril deste ano, o Reuni vai criar condições para a ampliação do acesso e permanência na educação superior, com melhor aproveitamento da estrutura física e de recursos humanos existentes nas universidades federais.

A meta é dobrar o número de estudantes de graduação em dez anos, a partir do aumento da relação professor/aluno e da contratação de mais docentes. O MEC deve investir cerca de R$ 2 bilhões até 2010.

(Paula Theotonio, estagiária da Ascom/UFCG, com informações de Ascom/MEC)

Data: 18/10/2007