Abertas inscrições para professores de português em sete países

A Capes/MEC e o Depto. Cultural do Ministério das Relações Exteriores (DC/MRE) recebem inscrições, até 8 de novembro, para a atividade de leitor brasileiro em instituições universitárias estrangeiras

Há vagas em Angola, Argélia, Bolívia, Eslovênia, Guiana, Jamaica e Paraguai. O candidato pode concorrer a mais de um leitorado.

Os interessados devem ter nacionalidade brasileira e fluência na língua estrangeira do país para o qual pretendem se candidatar. É necessário ter experiência didática no ensino de língua portuguesa para estrangeiros, na variante brasileira, de literatura e cultura brasileiras, e de teoria literária e lingüística.

O exercício do leitorado será de dois anos, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período. O leitor terá direito a passagens aéreas e auxílio financeiro mensal entre U$ 1,2 mil a U$ 4,2 mil, de acordo com o país de destino. A contrapartida das universidades é variável.

As atividades serão exercidas nas seguintes instituições: Universidade Agostinho Neto, Luanda (Angola); Universidade de Oran, Argel (Argélia); Universidade Autônoma Gabriel René Moreno, Santa Cruz de La Sierra (Bolívia); Universidade de Primorska, Koper (Eslovênia); Universidade da Guiana, Georgetown (Guiana); Universidade das Índias Ocidentais, Kingston (Jamaica); e Universidade Católica de Assunção, Assunção (Paraguai).

Mais informações no site: http://www.capes.gov.br/bolsas/cooperacao/multinacional/

(Fátima Schenini, Ascom/Capes)

Data: 18/10/2007