Lula assina acordos de cooperação com Angola

Os presidentes Luís Inácio Lula da Silva e Eduardo Campos, da Angola, fecharam vários acordos de cooperação num encontro na manhã desta quinta, 18, em Luanda, capital angolana. Os acordos dizem respeito à iniciação científica, prevenção e controle da malária, reforma curricular e execução do Projeto “Escola de Todos”.

Foram acertados também instalações de Casas de Cultura, além da ampliação dos programas de graduação e pós-graduação para estudantes de Angola no Brasil. Há a pretensão de se acrescentar mais cem angolanos ao número atual de estudantes de intercâmbio, para cursos de verão em instituições científicas brasileiras.

Segundo Lula, estas “são iniciativas destinadas a habilitar o povo angolano a apropriar-se das conquistas da tecnologia moderna”. E acrescenta que o “Renascimento Angolano” servirá de exemplo e inspiração para as demais nações do continente que buscam estabilidade política e desenvolvimento econômico e social.

(Paula Theotonio, estagiária Ascom/UFCG, com dados da SBPC)

Data: 18/10/2007