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Melhoria da educação depende de colaboração internacional, conclui Unesco

As conclusões da mesa redonda de ministros da educação, promovida pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), nos dias 19 e 20, em Paris, coincidiram com as propostas defendidas pelo ministro Fernando Haddad. No encerramento do encontro, os 96 dirigentes educacionais presentes destacaram a visão sistêmica da educação, em particular a importância do ensino superior para o ensino básico; a educação inclusiva; a alfabetização vinculada à educação continuada; a importância da formação docente; a expansão da educação técnica e profissional; o respeito à diversidade cultural e ambiental; e o fortalecimento da cooperação internacional em favor da educação.

 

Durante a reunião, realizada paralelamente à Conferência-Geral da Unesco, Haddad propôs três pilares para a melhoria do ensino: a visão sistêmica da educação; o regime de colaboração internacional e o desenvolvimento. Segundo o ministro, o oitavo Objetivo do Milênio – a parceria global para o desenvolvimento – tem sido o menos discutido e implementado. “Apesar disso, esse objetivo é crucial para a realização dos sete outros objetivos, cujo ônus não pode recair exclusivamente sobre os ombros dos países pobres”, disse.

 

Haddad ressaltou que as parcerias devem ser baseadas na demanda dos países pobres, a partir de suas estratégias nacionais de desenvolvimento, e não baseadas na oferta de países ricos. “O maior desafio deve ser o fortalecimento da capacidade dos países em desenvolvimento para elaborar seus próprios projetos de desenvolvimento integrado e suas próprias políticas públicas”, destacou.

 

Os vídeos da mesa redonda estão disponíveis na página eletrônica da Unesco.

 

(Assessoria de imprensa do Ministério da Educação)


Data: 22/10/2007