Computação o quê ?

Workshop da UFCG pretende estimular o interesse sobre a Computação Quântica. Evento que começa na próxima segunda reunirá pesquisadores da vários países. Bráulio Tavares fará palestra de abertura.

Tecnologia tão avançada que promete revolucionar a computação em complexidade e velocidade, a computação quântica ainda é praticamente desconhecida do grande público. Os debates sobre o tema ficam, geralmente, restritos a centros de pesquisa e aos círculos científicos.

Nesse aspecto, o 2º Workshop-Escola de Computação e Informação Quântica, que a UFCG, através do Instituto de Estudos em Computação e Informação Quânticas (IQuanta), realiza na próxima semana, promete inovar.

“Queremos estimular o interesse no assunto entre os estudantes e pesquisadores, além de popularizar o estudo e a pesquisa da computação quântica no país”, afirma o coordenador do evento, professor Bernardo Lula Júnior.

Além de pesquisadores vindos de vários países e das principais instituições nacionais de pesquisa, o evento também contará com a participação de expoentes de outras áreas do conhecimento, a exemplo do escritor, compositor, poeta, teatrólogo e roteirista Bráulio Tavares, que irá proferir a palestra de abertura, às 9h30min da segunda-feira, 29, no auditório da FIEP, em Campina Grande.

"Não tenho muita informação sobre computação quântica, a não ser as notas que saem na imprensa", confessa o escritor. "Não irei a esse encontro para explicar Física aos físicos... O que eu quero discutir é o modo como a Física Quântica é vista e abordada pelos "simples mortais", que não têm conhecimento científico", explica.

Protótipo

Recentemente, a notícia de que uma empresa canadense prometeu entregar o primeiro computador quântico comercial já em 2008 causou surpresa e ceticismo entre os estudiosos. Muitos desconfiaram do anúncio, apesar do funcionamento do protótipo, que só foi demonstrado via videoconferência, ter sua veracidade atestada pela NASA, agência espacial norte-americana.

“Quanto a isso, acho que a palestra da professora Belita Koiller irá esclarecer definitivamente, aos participantes do evento, a real situação das pesquisas sobre o assunto”, afirma Bernardo Lula. Belita Koiller, do Instituto de Física da UFRJ, é uma das maiores pesquisadoras sobre tecnologias para o computador quântico, laureada internacionalmente.

O que é computação quântica

A computação quântica é uma das teorias científicas mais revolucionárias da atualidade. Em um computador clássico, cada bit só pode adquirir um valor: "0" ou "1", que são mutuamente excludentes. No mundo dos átomos, os bits podem simultaneamente adquirir os valores "0" e "1". Esta propriedade, chamada de superposição de estados quânticos, permite que o computador quântico seja capaz de lidar com problemas que envolvem um volume de dados e variáveis com os quais o computador clássico não é capaz de lidar.

“O entendimento disso não é muito fácil porque não tem paralelo no mundo clássico”, admite um dos palestrantes do evento, o pesquisador Renato Portugal, do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), do Ministério da Ciência e Tecnologia.

“Um exemplo que uso para ilustrar essa propriedade é aquele em que você tem um número de telefone e quer descobrir a quem ele pertence. A questão é que as listas telefônicas não estão ordenadas por números e sim por nomes”, explica o pesquisador. “Não há nada estruturado que diga onde procurar o número e você tem que olhar os nomes um a um. Como a lista é muito grande, você desiste de fazer isso”.

“Já na computação quântica, você poderia fazer de maneira mais rápida porque é possível testar as diferentes possibilidades ao mesmo tempo. A idéia é que você pegaria todos os números da lista e colocaria no estado de superposição. Então você executa o cálculo, que seria processar o nome associado ao telefone em todos os números ao mesmo tempo. É o chamado paralelismo quântico”, detalha.

Na computação clássica, o mesmo problema teria que ser processado de forma serial (com um cálculo sendo processado em seguida do outro) ou em computação paralela, o que exigiria muitos processadores. “Na computação quântica, estamos falando de um único processador. Você consegue fazer cálculos com diferentes valores ao mesmo tempo”, explica Portugal.

Iquanta

O Instituto de Estudos em Computação e Informação Quântica da UFCG foi criado em 2003 pelos departamentos de Sistema e Computação (DSC), Engenharia Elétrica (DEE) e Física (DF). Seus principais objetivos são promover o desenvolvimento de conhecimentos e de tecnologias nas áreas da Computação e da Informação Quânticas, incentivando parcerias, a troca de informações e a discussão de temas relacionados ao crescimento brasileiro nessas áreas, em todos os seus aspectos: pesquisa, desenvolvimento, ensino e serviço.

Veja a programação completa do Workshop na página http://www.dsc.ufcg.edu.br/~iquanta/weciq2007/

(Kennyo Alex – Ascom/UFCG, com dados do IDG Now!)

Data: 25/10/2007