Unidade de Educação Infantil da UFCG comemora 29 anos de atividades nesta sexta

Nesta sexta-feira, 26, a Unidade de Educação Infantil (UEI) da UFCG, no campus Campina Grande, estará comemorando seu 29º aniversário, com uma programação que inclui palestras, apresentação de trabalhos das crianças e, claro, muitas brincadeiras.

A abertura do evento, que contará com a presença do reitor Thompson Mariz, do vice-reitor Jose Edílson de Amorim e do coordenador de Assistência Estudantil, Gláucio Souza, acontecerá às 8h30min, na UEI, com a palestra da psicóloga Livânia Beltrão Tavares, intitulada “Escola, Família e Limite”, seguida de mostra pedagógica, destinada aos pais e convidados.

À tarde, a programação segue com recreação para as crianças, com a turma brincando e aprendendo com “Tio Hélder”. Durante as brincadeiras, será estimulada a interação entre os alunos dos dois turnos.

Segundo a coordenadora de ensino, Leny Célia Simplício, a mostra pedagógica tem como tema central “A criança e as diferentes linguagens”, subdividindo-se de acordo com as turmas, em linguagem corporal, artística, verbal e não-verbal e matemática.

“Nossa mostra pedagógica tem como objetivos principais, favorecer o processo de construção do desenvolvimento físico-psíquico, emocional, cognitivo e motor das crianças, além de mediar com as diversas possibilidades de comunicação no processo de socialização, promover a autonomia e a independência da criança através da leitura das diferentes linguagens”, disse.

A coordenadora da UEI, Julita Barbosa Santiago, afirma existir um avanço significativo no decorrer dos anos, tanto na estrutura da escola, quanto no desenvolvimento pedagógico. “Os temas desenvolvidos na mostra pedagógica são abordados durante todo o ano, como as demais linguagens, a educação infantil é trabalhada de forma integrada”, afirma.

A UEI atende atualmente a 131 crianças, do maternal à alfabetização, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de educação infantil. Além disso, é um espaço que serve como campo de estágio para estudantes de cursos ou programas de instituições federais, estaduais e municipais de ensino, a exemplo dos alunos do curso de Pedagogia da UFCG.

Segundo as coordenadoras, a participação dos estagiários é de extrema importância tanto para a unidade quanto para os próprios estagiários. “Eles mostram-se sempre interessados e compreender o processo de formação da criança e se doam ao máximo”, revela Leny Célia.

(Ianna Marinho, estagiária – Ascom/UFCG)

Data: 25/10/2007