Auto-retratos são destaques em exposição na UEI

Além da mostra pedagógica, palestras e brincadeiras fizeram parte da festa de 29º aniversário da Unidade de Educação Infantil da UFCG

Uma reflexão sobre a modernização que a família atravessa. Um novo tempo com avanços tecnológicos e com a mídia mudando estruturas; a luta contra uma corrente, numa pressão para ser igual e pelo consumo; as questões dos limites, do respeito e do cuidar, “onde dizer não, muitas vezes, é a maior prova de amor” foram pontos abordados pela psicóloga Livânia Beltrão, na palestra Escola e Família, que abriu as comemorações do 29° aniversário da Unidade de Educação Infantil (UEI) da UFCG, na manhã desta sexta-feira, 26.

Ao abrir o evento, o vice-reitor Edilson Amorim evidenciou a importância da UEI como equipamento de inclusão social, não só como de assistência, e o suporte primordial que dá para os servidores e estudantes. “O crescimento e valorização foram conquistados, sobretudo, pelas ações dos que nela trabalham com dedicação. Se tivéssemos tal comprometimento em todas as unidades, seríamos uma universidade bem melhor”, considerou. Palavras que foram compartilhadas pelo coordenador de Apoio Estudantil, Gláucio Gomes.

Ricardo Cabral, vice-diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), falou da importância dos educadores, do exemplo que representam; e que, muitas vezes, os pais não têm a dimensão exata do auxílio na educação primeira de seus filhos. “Um anjo da guarda”, disse.

A coordenadora da UEI, Julita Barbosa, falou da ampliação dos trabalhos e da concretização e de novos sonhos a serem realizados.

Mostra

A criança e as diferentes linguagens, tema central da mostra pedagógica, apresenta expressões corporal, artística e matemática, onde se destacam a exposição dos auto-retratos das crianças. Distribuída por turmas, que, segundo a coordenadora de Ensino, Leny Célia Simplício, favorece o processo de construção do desenvolvimento físico-psíquico e emocional das crianças. “Mediando diversas possibilidades de comunicação da socialização, a autonomia e independência, através da leitura das diferentes linguagens”, explicou.

UEI

Criada em 1978, a Unidade de Educação Infantil tem como proposta de ensino a educação sócio-interacional que permite às crianças uma liberdade para exercer sua cidadania, no exercício da autonomia e independência, construindo e reconstruindo o seu conhecimento. Palco de trabalhos de conclusão de graduação e pós-graduação, oferta estágios e observações; como também, realiza Extensão em creches de Campina Grande e em outros municípios circunvizinhos.

A UEI atende atualmente a 131 crianças, do maternal à alfabetização.

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG)

Data: 26/10/2007