Quase 30 Universidades federais já aderiram ao Reuni

Prazo para apresentação de propostas ao MEC vai até esta segunda-feira

Os conselhos universitários das universidades federais de Minas Gerais e de Lavras votaram a favor da adesão ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Já somam 27 instituições federais de ensino superior que vão ampliar seus cursos e vagas.

As federais do Amazonas, Bahia, Brasília, Campina Grande, Ceará, Goiás, Grande Dourados, Juiz de Fora, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rio Grande, RJ (UFRJ e Unirio), Rio Grande do Norte, Rondônia, Rural da Amazônia, São Carlos, SP, São João del-Rei, Sergipe, Tocantins, Triângulo Mineiro e Viçosa já aderiram ao programa.

A UFMG criará 41 cursos novos, dos quais 13 serão noturnos. Em 2012, ela terá aumentado em 50% o número de vagas para ingressantes, totalizando cerca de 6,6 mil vagas. Na pós-graduação, as vagas passarão das atuais 7,5 mil para cerca de nove mil vagas.

Serão contratados 400 novos docentes em regime de dedicação exclusiva e de 500 novos funcionários técnicos e administrativos. Serão destinadas 750 novas bolsas para estudantes de mestrado, doutorado, pós-doutorado e professores visitantes. O investimento será de R$ 80 milhões em construção e R$ 100 milhões anuais para o custeio das atividades de ensino.

As universidades federais podem apresentar ao Ministério da Educação até segunda-feira, 29, as propostas de reestruturação e expansão para o Reuni. Os projetos devem prever investimento em custeio, contratação de pessoal, aquisição, instalação e manutenção de equipamentos, construção e recuperação de instalações físicas das instituições.

(Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação Superior)

Data: 29/10/2007