Brasil e EUA avaliam parceria na pós-graduação

Coordenadores de projetos participantes do Programa de Consórcios em Educação Superior entre Brasil e Estados Unidos participam de reunião na Universidade Vanderbilt, em Nashville (EUA), até quinta-feira, 1º de novembro.

O programa é uma parceria entre a Capes e o Fundo para Melhoria da Educação Pós-Secundária (Fund for the Improvemento of Post Secondary Education - Fipse) do Departamento de Educação dos Estados Unidos.

Durante o encontro haverá debates sobre o que já foi realizado, com relatos das experiências obtidas, pois os dois países têm realidades diferentes. O encontro, iniciado nesta terça-feira, 30, prevê ainda uma sessão de trabalho com a participação de estudantes, entre eles, norte-americanos que estudaram no Brasil e brasileiros que realizaram intercâmbio nos Estados Unidos. A diretora de Administração da Capes, Denise Neddermeyer, coordena os debates.

Este é o 7º encontro do Programa Capes-Fipse, que a cada ano é realizado em um país. Em 2007, a reunião foi na Universidade de SP (USP), no Brasil. O programa possui, atualmente, 44 consórcios em andamento.

Desde que foi criado, em 2001, já contemplou 70 projetos. Seu principal objetivo é auxiliar a inserção dos cursos de graduação das instituições de ensino superior brasileiras no cenário internacional, por meio da modernização curricular, reconhecimento mútuo de créditos e intercâmbio de docentes e alunos.

As propostas de projetos de consórcios institucionais bilaterais apresentadas podem ser em qualquer área de formação acadêmica. As parcerias devem incluir, no mínimo, duas instituições de ensino superior de cada país. O edital para 2008 será lançado no final de novembro.

Mais informações sobre o Fipse na página eletrônica da Capes: http://www.capes.gov.br/bolsas/cooperacao/eua/fipse.html

(Fátima Schenini, da Assessoria de Imprensa da Capes)

Data: 31/10/2007