Tem início o IV Congresso de Iniciação Científica da UFCG

250 trabalhos serão apresentados. Evento prossegue até quarta-feira

Recebendo elogios pela forma como conduz o Programa Institucional de Bolsas Científicas (Pibic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e com o anúncio de que havia sido contemplada com mais bolsas, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) deu início na manhã desta segunda-feira, 5, ao seu IV Congresso de Iniciação Científica.

O evento, aberto no Centro de Extensão, no campus Campina Grande, segue até a próxima quarta, 7, com palestras e apresentações orais, no auditório da Biblioteca Central, e de painéis, no Hall das Placas do Centro de Humanidades.

Ao longo da programação, serão apresentados 250 trabalhos, produzidos entre agosto de 2006 e julho de 2007. Os três melhores de cada área serão premiados com um micro-computador (1° lugar), um MP4 (2° lugar) e um Pen-drive (3° lugar).

Dentre os temas debatidos, grandes questões mundiais e nacionais, como o aquecimento global, a compra e venda de créditos de carbono, a transposição do Rio São Francisco e a TV digital.

Na solenidade de abertura, o reitor Thompson Mariz fez um relato histórico do Pibic, do volume de bolsas e de sua partilha; das dificuldades ultrapassadas, quando da criação da UFCG; e dos esforços que a Administração Central envida para chegar a um número maior de financiamento da iniciação científica.

Dizendo esperar que o Congresso seja rico em experiências e em trabalhos, a integrante do Comitê Nacional do Pibic/CNPq, Rosa Ester Rossini, falou do quanto o programa de iniciação científica é importante para a universidade, por despertar o estudante para o caminho que pretende seguir na vida, “indicando onde vai aplicar o seu futuro”.

A pesquisadora também parabenizou a UFCG pelas iniciativas no Pibic, “que continue sendo modelo”, e disse que as dez bolsas recém-conquistadas para o período 2007-2008 não vieram gratuitamente. “São fruto da boa condução”.

“Aqui está a prova do que estamos fazendo e do nosso envolvimento”, ressaltou o pró-reitor de Pós-graduação, Michel Fossy, que também falou do crescimento do Programa na UFCG, da sensibilidade do reitor Thompson Mariz no atendimento dos pleitos e da esperança que o encontro se traduza numa boa avaliação por parte do CNPq.

Fossy comentou que alguns pesquisadores e estudantes indagam sobre o número de bolsas oferecidas pela universidade para o Pibic, citando outras universidades com ofertas maiores. Ele observou que as bolsas oferecidas pela UFCG são do mesmo valor das do CNPq, diferente das outras universidades, que pagam apenas meia-bolsa. “É uma opção que consideramos justa. Não seria correto que alunos bolsistas, trabalhando num mesmo projeto, recebessem valores diferenciados”, explica.

A comissão de avaliação do CNPq é formada pelos professores Rosa Rosseni (USP), Eugênia Pereira (UFPE), José Helvécio (UFV), Glória Duarte (UFPE), Adaildo D’Assunção (UFRN), Afonso Dantas (UFRN), José Tavares (UEPB e Riselane Bruno (UFPB).

Veja aqui a programação completa.

(Marinilson Braga e Kennyo Alex – Ascom/UFCG)

Data: 05/11/2007