ACI solicita doação de imóvel da UFCG

Sede localizada no Açude velho está cedida pela universidade mediante contrato de cessão de uso

O reitor Thompson Mariz recebeu em seu gabinete, na manhã desta quinta-feira, 8, o presidente da Associação Campinense de Imprensa (ACI), Antônio Nunes. Na pauta da visita, solicitação de doação do prédio onde funciona a entidade – localizado no Açude Velho, próximo ao Cuca, e cedido pela UFCG mediante contrato de cessão de uso – e autorização para realização de reformas no seu espaço físico. “Antes de tudo, uma visita de cortesia e de agradecimento ao reitor pelos préstimos a nossa associação. Além de aproveitarmos para pedir sua orientação de como devemos proceder para conquistar definitivamente aquele imóvel”, esclareceu, Nunes.

Citando o exemplo da Universidade Federal de Minas Gerais que, a partir de entendimentos com os governos estadual e municipal, conseguiu permutar áreas públicas, Thompson Mariz sugeriu que a ACI procurasse interagir com as autoridades governamentais para agilizar algo nessa direção. “Não faço nenhuma objeção quando ao pleito. No entanto, precisamos de espaço; e a permuta por uma área próxima ao campus Campina Grande, através de desapropriação, será de suma importância para nossa universidade. Estamos em pleno processo de expansão, temos em construção e a construir só aqui, neste campus, cerca de 15 prédios”, ressaltou.

O interesse da Reitoria se volta para um terreno de 3 hectares vizinho ao campus, defronte ao CCT, supostamente loteado, próximo a uma marmoraria e que, parte dele, tem sido utilizado como lixão. “O governo estadual já adquiriu terrenos para ampliações de outras entidades públicas, a exemplo do Instituto Nacional do Semi-árido (Insa); bem que poderia contribuir com a UFCG que vem se destacando nos cenários nacional e internacional com suas pesquisas e por sua qualidade de ensino, carregando consigo o nome da cidade e a força do Estado”, disse Thompson.

Além de aprovar a iniciativa da diretoria da entidade, o reitor orientou quanto aos trâmites do processo e fez questão de frisar que tal doação só será possível mediante decreto legislativo, após passar pelas instâncias institucionais e pelo MEC. Quanto à autorização para as reformas, nenhuma contestação por parte da administração da universidade foi apresentada.

Antônio Nunes ficou de encaminhar ao reitor ofício solicitando a doação do imóvel, para que seja enviado para apreciação da Procuradoria Federal da UFCG e, não havendo impedimentos, aos conselhos superiores. Como também, se comprometeu em mobilizar a imprensa e a classe política “para essa conquista”. Participaram da audiência, os jornalistas João da Paz, tesoureiro da ACI, e Marinilson Braga, do Conselho de Ética.

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG)

Data: 08/11/2007