Ministro debate questões do Semi-Árido com deputados

Sergio Rezende recebe diretor do Instituto Nacional do Semi-Árido (Insa/MCT)

O ministro Sergio Rezende, da C&T, recebeu na manhã de quarta-feira o diretor do Insa, Roberto Germano Costa, e um grupo de deputados da região Nordeste para debater questões ligadas às pesquisas desenvolvidas pelo Instituto na região Nordeste, principalmente as que se direcionam ao Semi-Árido.

Costa fez uma apresentação do Plano Estratégico do Insa que foi desenvolvido com apoio técnico do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE/MCT). O Plano, composto de cinco etapas que contemplam cinco eixos temáticos, está no momento atravessando a terceira etapa, que é a de análise de ambiente.

Nesse aspecto, Costa ressalta que o Insa pretende ser o grande articulador das pesquisas que são desenvolvidas em vários estados do Nordeste, embora esteja sediado em Campina Grande, na Paraíba.

"Nós mantivemos reunião com a grande maioria das instituições de pesquisa da região, e de todas recebemos a confirmação do interesse em aliarmos os estudos como forma de se evitar o desperdício de tempo e recursos", disse o diretor do Insa.

Ele informou ainda que também já foram feitos contatos com instituições de pesquisa no exterior, com o objetivo de se manter a troca de informações, principalmente, com países que também têm áreas semi-áridas em seus territórios.

Costa revelou que a página do Insa na internet tem atualmente uma média de sete mil visitas por dia, "sendo que o maior número de entradas é dos Estados Unidos". Na sua opinião, isso demonstra o interesse que o Instituto desperta nos pesquisadores daquele país, bem como pelos estudos que realiza".

Os parlamentares se manifestaram no sentido de apoiar o fortalecimento do Insa, se propondo, inclusive, a apresentar emendas ao orçamento do governo federal para 2008 direcionadas ao Instituto.

Compareceram à reunião os deputados B. Sá (PSB/PI), Chico Lopes (PCdoB/CE), Julião Amin (PDT/MA), Júlio Delgado (PSB/MG), Lídice da Mata (PSB/BA), Renato Casagrande (PSB/ES), Rômulo Gouveia (PSDB/PB), Damião Feliciano (PDT/PB), Paulo Piau (MG), Marcondes Gadelha (PSB/PB) e Sandra Rosado (PSB/RN).

(Assessoria de Imprensa do MCT)

Data: 08/11/2007