topo_cabecalho
Ciência traz desenvolvimento sustentável, diz especialista

Para representante da Unesco no Brasil, a ciência precisa popularizar-se cada vez mais e, para que isso aconteça, é preciso que o ensino no país melhore

 

Durante audiência pública realizada pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) nesta quarta-feira, com a finalidade de debater a importância da ciência como meio de promoção da paz e do desenvolvimento, o representante, no Brasil, da Unesco, Vincent Defourny, desafiou os jovens brasileiros a estudar e usar a ciência e a pesquisa como forma de garantir o desenvolvimento sustentável do país.

O representante da Unesco lembrou, em sua palestra, como a tecnologia "ajudou o ser humano a sair das cavernas" e hoje garante às pessoas conforto alimentar, habitação e saúde.

Para Defourny, a ciência precisa popularizar-se cada vez mais e, para que isso aconteça, é preciso que o ensino no país melhore. Defourny convidou todos a refletirem sobre possíveis formas de o Brasil usar a pesquisa científica para promover o desenvolvimento sustentável do país.

- É um desafio, principalmente para os jovens, que são o futuro do mundo - afirmou.

O representante da Unesco destacou o papel da ciência na contemporaneidade como ferramenta na luta contra o aquecimento global e as conseqüências que as mudanças climáticas podem trazer para o Brasil, especialmente para a Amazônia.

Também falou na audiência o pesquisador do Programa Antártico Brasileiro Jefferson Cárdia Simões, que alertou para a necessidade de a ciência ser mais divulgada no Brasil. O pesquisador destacou a importância de o país participar do Ano Polar Internacional. Na verdade, trata-se de um biênio, que vai de 2007 a 2009, quando 60 mil pesquisadores de vários países desenvolverão atividades conjuntas. O Brasil faz parte de 11 projetos, destacou Simões, entre eles o envio da primeira missão brasileira ao interior do continente Antártico.

- É preciso compreender a Antártica para entender o meio ambiente brasileiro - destacou Jefferson Simões.

Outro especialista a apresentar-se na audiência, representando a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Lauro Morhy, comentou como os avanços científicos trouxeram benefícios para a Humanidade, entre eles: o aumento da expectativa de vida; a cura e o tratamento de muitas doenças; o aumento na produção de alimentos; a criação de novas fontes de energia que livram as pessoas de trabalhos pesados e difíceis; além de tecnologia para transporte, educação, lazer e preservação ambiental.

- Todos precisamos renovar nossa vontade de fazer ciência para a paz. O conhecimento científico tem seu lado sombrio e profundamente destruidor. Temos que estimular a ciência do bem - disse Morhy.

O diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Ildeu de Castro Moreira, afirmou que o tema da audiência é um "assunto que precisa ser discutido no país inteiro", de forma a se criarno Brasil uma "rede de promoção do uso da ciência para a paz, para a melhoria de qualidade de vida e para o desenvolvimento do país".

Ildeu Moreira apresentou resultado de pesquisa feita em todo o Brasil mostrando que os brasileiros "se interessam por ciência e tecnologia". De acordo com a pesquisa, 41% declararam ter muito interesse por ciência e tecnologia, percentual similar ao despertado pelos esportes em nossa sociedade e maior do que o detectado entre os europeus, segundo Moreira.

A maioria dos brasileiros, no entanto, diz ter "pouca informação sobre ciência e tecnologia" e uma das causas apontadas para explicar essa situação refere-se a "deficiências educacionais". A pesquisa revelou ainda, como explicou Ildeu Moreira, "grande desigualdade" em termos de difusão do conhecimento no Brasil, quando se leva em consideração as classes sociais.

Prêmio

O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) sugeriu que o Congresso Nacional crie um prêmio para estimular os pesquisadores brasileiros.

- Seria importante para que o Congresso saia um pouco dos debates cotidianos e interaja mais com a sociedade - acredita.

A audiência foi realizada graças a requerimento do senador Flávio Arns (PT-PR). Durante a reunião, o presidente da CCT, senador Wellington Salgado (PMDB-MG), premiou estudantes que venceram o concurso "Ciência e vida nas regiões polares: o equilíbrio para o planeta", promovido pela Unesco e diversos parceiros, entre os quais a própria CCT.


(Silvia Gomide, da Agência Senado)


Data: 08/11/2007