Secretário do Ministério do Desenvolvimento Agrário faz conferência hoje na UFCG

O secretário de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Humberto Oliveira (foto), faz conferência nesta terça-feira, 20, às 19h30, na Universidade Federal de Campina Grande, dentro da programação de conclusão do curso de Especialização em Desenvolvimento Rural Sustentável. A conferência é intitulada Balanço Crítico da Política de Desenvolvimento Territorial.

A especialização faz parte da estratégia de formação de agentes de desenvolvimento territorial e teve como objetivo aprofundar os aspectos teóricos e práticos do desenvolvimento rural sustentável e a metodologia participativa para a gestão social dos territórios rurais.

O curso foi fruto de uma parceria, firmada em 2005, entre a Universidade Federal de Campina Grande, a Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT/MDA) e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (MEC).

Durante o processo de formação, realizado entre 2006 e 2007, estudantes, professores, atores sociais e tutores visitaram os territórios rurais. Lá, fizeram discussões e pesquisas, complementando as aulas presenciais realizadas na universidade. O curso foi monitorado por professores e orientadores de várias instituições federais de ensino superior.

“O curso é uma experiência pioneira de formação em Desenvolvimento Sustentável. O mais inovador é que não houve apenas uma escolha pessoal em participar do curso, porque ocorreu um processo de discussão e de escolha coletiva desses estudantes. Eles foram indicados pelos colegiados territoriais”, explicou Maria do Socorro Silva, da SDT e também da coordenação do curso.

Segundo ela, a própria temática das monografias foi discutida também com os colegiados. “Outro aspecto a ser ressaltado é o fato de o curso ter sido organizado em regime de alternância, buscando articular a prática desenvolvida nos territórios com a formação teórica na academia”, disse.

O público-alvo foi formado por 35 agentes territoriais oriundos de territórios rurais localizados na região Nordeste e incorporados ao Programa Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais, da SDT/MDA.

Pesquisas nos territórios

Também fará parte da programação comemorativa a defesa das monografias, resultado das pesquisas realizadas nos territórios rurais. A avaliação dos trabalhos ocorrerá até esta quinta-feira, 22, na sala 100 do bloco AB, e no auditório da Biblioteca Central da UFCG.

Na sexta-feira, 23, professores, estudantes e representantes da SDT/MDA e do MEC farão uma avaliação sobre o curso. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (083) 3310-1264.

(Ascom/MDA)

Data: 20/11/2007