topo_cabecalho
Treinamento da Capes na UFCG prossegue até sexta-feira

Com o objetivo de ampliar a divulgação dos recursos disponíveis do seu Portal de Periódicos, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do MEC (Capes) está realizando até a próxima sexta-feira, 23, na UFCG, um treinamento com pesquisadores, coordenadores de pós-graduação, professores, bibliotecários e estudantes. O evento acontece no auditório do Centro de Extensão José Farias Nóbrega, no campus Campina Grande.

 

Os participantes estão aprendendo a utilizar os sítios gratuitos e suas ferramentas de acesso e pesquisa, conhecendo os links existentes e aprendendo a fazer uma busca eficiente. Além disso, os instrutores da Capes e editores fazem demonstrações de bases referenciais e de textos completos, mostrando caminhos para um melhor aproveitamento das informações.

 

Apontando que um pequeno detalhe no acesso abre outras possibilidades para uma melhor pesquisa, o pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, Michell Fossy, disse que “a iniciativa da UFCG, em trazer os instrutores para Campina Grande, possibilitará resultados significativos para o Estado”. Participam do treinamento usuários da UFPB, UEPB, Unipê, Embrapa, Prefeitura Municipal de João Pessoa e de outros municípios paraibanos.

 

O acesso ao portal é feito a partir de qualquer terminal ligado à internet - através de provedores ou por acesso remoto - autorizado pela instituição. Segundo a coordenadora do treinamento, Maria de Fátima Lobo, o portal recebe 120 mil acessos diários e atualmente dispõe de 11.502 títulos. “Com a mudança para o meio eletrônico, em 2000, todas as instituições têm acesso as mesmas coleções”, destacou.

 

Veja aqui a programação completa.

 

Capes

 

A Capes no desenvolvimento da pós-graduação stricto sensu focada na formação de pessoal qualificado no Brasil e no exterior. É responsável por mais da metade das bolsas de pós-graduação no país, avalia cursos de mestrado e doutorado, além de financiar a produção e a cooperação científica.

 

O seu Portal de Periódicos oferece acesso a textos completos de artigos de mais de 10.555 revistas internacionais, nacionais e estrangeiras, e a mais de 90 bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação acadêmica com acesso gratuito na Internet.

 

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG)


Data: 21/11/2007