Livro de poesia bilingüe será lançado na UFCG

Lançamento acontecerá na próxima quarta-feira, durante a VIII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Humanidades.

No próxima quarta-feira, 28, será lançado o livro de poesias O amor a duas línguas, dos professores Roberto Mendoza, da UFCG, e Leôncio Caminho, da UFPB. O lançamento, que acontece às 17h, na Unidade Acadêmica de Arte e Mídia da UFCG, no campus Campina Grande, integra as atividades da VIII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Humanidades.

Editado em duas línguas, simultaneamente - português e espanhol - o livro “traduz o amor em dois estilos, duas nacionalidades, duas culturas e dois sentires”, define Roberto Mendoza, destacando o “delicado y delicioso poemario de amor” que a publicação registra.

“O erotismo que celebram suas páginas é contemplação, capricho e gratuidade. Desordem, desejo e intensidade. Sabor, risco e transgressão. É rebeldia contra a solidão, a abstinência e a virgindade. Contra o rancor e o tédio. Contra a brutalidade, a iniqüidade e o desamor. É vida, utopia que nega o utilitarismo cotidiano”, acrescentou Mendoza.

Publicado pela Editora Idéia, sob uma Licencia Creative Commons - uma novidade na Paraíba, segundo o autor, pois os direitos autorais se preservam como copyleft (não como copyright), permitindo copias, distribuição e citações, desde que citada fonte e não utilizada com fins comerciais – o livro traz capa assinada por Marta Queiroga.

Os autores

Roberto Mendoza Pinto - Nasceu em Buenos Aires, Argentina. Graduado em Psicologia pela Universidade Nacional de La Plata, emigrou para o Brasil por problemas políticos, em 1981.  pós-graduado em Psicossociologia na UFPB e na Universidade do País Basco (Espanha), leciona atualmente Psicologia do Trabalho na UFCG. Suas poesias participam de publicações no Brasil e Argentina. “Em ‘El amor a dos lenguas’ mostro-me em poesias já publicadas e em inéditas”, disse.

Leôncio Francisco Camino - Nasceu em Lima, Peru. Doutor em Psicologia Social pela Universidade Católica de Louvain (Bélgica), ingressou na UFPB em 1970. Atualmente leciona no Doutorado em Psicologia Social e no Mestrado em Direitos Humanos. Como pesquisador do CNPq tem vários artigos e livros sobre Psicologia Política e Direitos Humanos no Brasil e no exterior. O amor a duas línguas é o seu primeiro livro de poesias.

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG)

Data: 23/11/2007