Fapesq lança edital para bolsas de Iniciação Científica Júnior

Inscrições vão até fevereiro

A Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba lançou mais um edital do Programa de Iniciação Científica Júnior – PibicJr. As inscrições já estão abertas e se estenderão até o dia 8 de fevereiro de 2008.

Podem se candidatar a uma das 130 bolsas disponibilizadas alunos do ensino médio e técnico profissionalizante de escolas públicas estaduais. Os alunos selecionados receberão uma bolsa de R$ 100 mensais durante um ano.

O edital é operacionalizado pela Fapesq em parceria com a Secretaria de Educação da Paraíba, Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Federal da Paraíba e Universidade Estadual da Paraíba.

Um dos requisitos para obter uma bolsa de iniciação científica é ter concluído o primeiro ano do Ensino Médio e técnico profissionalizante em dezembro de 2007, em escolas da rede estadual localizada em município que seja sede de unidade de pesquisa de uma das universidades públicas do Estado.

E ainda, possuir freqüência igual ou superior a 90%, apresentar média global igual ou superior a 8,0 no 1º ano do EM e ter disponibilidade de 10 horas semanais para dedicar às atividades da pesquisa.

Os alunos devem inscrever-se na secretaria da Escola em que estudam, que disponibilizará um formulário. O edital e o formulário também estão disponíveis na página da Fapesq na internet http://www.fapesq.rpp.br. Preenchido o formulário os alunos devem anexar a documentação exigida e encaminhar para a Fapesq, localizada à Rua Emiliano Rosendo, S/N, Bodocongó, Campina Grande, CEP 58109-772.

Os documentos exigidos são: formulário de inscrição preenchido e assinado; histórico escolar atualizado; duas cartas de recomendação de professores da Escola, com referências ao desempenho do candidato no desenvolvimento das atividades curriculares; declaração do Conselho da Escola sobre a participação e envolvimento do candidato em ações desenvolvidas pela unidade escolar, com a especificação destas ações; cópia autenticada da Cédula de Identidade e o número do CPF.

O resultado será divulgado até o dia 29 de fevereiro de 2008 e o início dos trabalhos dos bolsistas será em março de 2008.

(Assessoria de Imprensa da Fapesq)

Data: 23/11/2007