Um curso que vale dois diplomas

FGV fechou acordo com instituição francesa e vai oferecer, a partir de 2008, mestrado em relações internacionais

A Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (Eaesp-FGV) acabou de firmar uma parceria com uma instituição de ensino européia que permite ao aluno obter a primeira dupla titulação (dual degree) em nível de Master of Science (MSc) em relações internacionais no Brasil. O MSc é um tipo de curso de mestrado comum na Europa.

Na semana passada, a coordenadora de Relações Internacionais da Eaesp-FGV, Ligia Maura, esteve em Paris para assinar um acordo de parceria com a Sciences PO, principal escola de relações internacionais da Europa. O convênio permite ao aluno do curso de International Relations, Management & Trade (Relações Internacionais, Gestão e Comércio) receber a diplomação das duas instituições.

Assim, destaca Ligia, o mercado para quem completar o curso se abre em dois continentes. Segundo ela, a partir desta parceria, pretende-se desenvolver uma área - negócio voltado para as relações internacionais - que é nova dentro da fundação. “A FGV nunca foi conhecida por isso.”

O objetivo do curso é formar profissionais especializados em negociações comerciais internacionais, como as rodadas multilaterais da Organização Mundial do Comércio (OMC). A intenção é recrutar alunos de todo o mundo, mas o programa terá foco nos estudantes da América Latina. As inscrições para o processo de seleção para o curso podem ser feitas até o dia 3 de junho de 2008, no site da instituição francesa (http://www.sciences-po.fr).

O programa terá duração de dois anos. O primeiro será ministrado na Sciences PO e o segundo na FGV, com aulas em francês e inglês. Compõem a grade disciplinas nas áreas de relações internacionais, administração, comércio internacional, história, economia, direito e ciências políticas.

Protocolo de Bolonha

A idéia da parceria com a universidade francesa faz parte da intenção da Eaesp-FGV de adaptar e aproximar seus cursos aos moldes das instituições européias que assinaram o chamado Protocolo de Bolonha.

Por este acordo, as nações que compõem a União Européia deverão criar, a partir de 2010, um sistema de graus acadêmicos de ensino superior compatível entre si, e assim padronizar os estudos de graduação e pós-graduação para promover a mobilidade dos estudantes nos diferentes campos de estudo, instituições e países.

Segundo a professora Ligia, ao contrário do MBA, voltado para profissionais com alguns anos de experiência, o MSc europeu tem como público alvo o estudante que acaba de concluir a graduação, obtendo a titulação ao completar, no total, cinco anos de estudo.

(O Estado de SP, 27/11)

Data: 27/11/2007