topo_cabecalho
Hoje tem Armadilha na UFCG

Espetáculo faz parte da VIII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do CH

 

Armadilha é o título da peça que será apresentada às 21h desta quarta, 28, no auditório da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia (UAAMI) da UFCG, campus Campina Grande. A entrada é gratuita e a apresentação integra a programação da VIII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do CH, aberta nesta terça-feira, 27.

 

Escrita em 1975, pelo dramaturgo gaúcho Ronald Radde, a peça Armadilha (cujo título original era B... em Cadeira de Rodas), foi montada inicialmente pelo Teatro Novo de Porto Alegre, em abril de 1976.

 

A história se passa numa mansão, onde um patrão paralítico utiliza-se de seu poder para oprimir seu criado. Em meio a uma tempestade, o criado resolve romper com essa relação de dependência e tenta sair de casa. "Uma situação emocional neurótica, muito aproximada de um nada inocente jogo mortal’, afirma o diretor Paulo de Pontes.

 

O espetáculo desta quarta-feira é encenado pela Companhia de Teatro 3º Toque, de São Paulo, com os atores Fábio Lyra e Fábio Ferreti. Conforme sinopse do trabalho, na peça, o criado (Fábio Lyra) aprisionado pelo patrão (Fábio Ferretti), encontra-se em uma rede de armadilhas. É aí que se inicia um jogo de poder e disputa, onde fraqueza, solidão, dinheiro, egoísmo, medo, angústia, trauma são armas lançadas àquela situação.

 

Numa relação clara de opressor e oprimido, são milimétricamente formulados todos os tipos de chantagens e argumentos necessários para se chegar a um único desejo: domínio de um sobre o outro. Paixão, interesse e ganância fazem parte da personalidade das personagens.

 

Com diálogos cortantes e afiados, num clima tenso, o texto mostra  uma relação doentia onde a força do pensamento é maior que a força da palavra, onde o amor pelo outro é inexplicavelmente maior que seus discursos. Uma disputa de interesse, um desejo mútuo de encontrar-se no outro. Ou será dentro do outro?

 

"A montagem recria um ambiente tenso, onde os personagens (e o público) têm a sensação de estarem presos em um labirinto", disse o diretor. "É a idéia de um ciclo contínuo entre personagens que não têm saída. Uma história de loucura, dor e solidão", completou.

  

O autor

 

Ronald Radde fundou em 1968 o Teatro Novo de Porto Alegre, um dos grupos mais premiados do país, por suas participações em festivais de teatro. Radde é também autor de Apague a luz e faz de conta que estamos bêbados, com incursões pelo teatro infantil no Don Chicote Mula Manca. O Teatro Novo de Porto Alegre incentivou e formou platéias para o teatro gaúcho e, consequentemente, estabeleceu um mercado de trabalho para os artistas locais. Alcançou este objetivo se apresentando em espaços alternativos e teatros de cidades do interior, além de salas de aulas de escolas e faculdades.

 

O diretor

 

Diretor e ator, Paulo de Pontes tem uma longa e estruturada carreira de ator no Recife, onde trabalhou com Antonio Cadengue nos espetáculos Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto; Nome do Desejo, de João Silvério Trevisan; A Lira dos Vinte Anos, de Paulo César Coutinho; Senhora dos Afogados, de Nelson Rodrigues; Os Biombos, de Jean Genet; e com Williams Sant'Anna nas peças As Criadas, de Jean Genet e Dorotéia, de Nelson Rodrigues.

 

Atuou nas montagens: A História do Amor de Romeu e Julieta, de Ariano Suassuna, direção de Romero Andrade Lima; Cinderela, A História Que Sua Mãe Não Contou, de Henrique Celibi, direção Jeison Wallace. Atualmente participa do Grupo Os Fofos Encenam, onde já participou de Assombrações Do Recife Velho e Deus Sabia De Tudo e Não Fez Nada, escritas e dirigidas por Newton Moreno; e A Mulher do Trem e Ferro em Brasa, dirigidas por Fernando Neves. Na TV, participou da série A Diarista. Em Dona Morte Vira Vida fez sua estréia como autor e diretor, pondo em prática seus 18 anos de teatro.

 

A Companhia de Teatro

 

Filiada à Cooperativa Paulista de Teatro, A 3º Toque é composta por sete atores e produtores pernambucanos independentes radicados em São Paulo. Desde 2002, vêm trabalhando juntos em várias montagens. Atualmente está em processo de montagens dos textos Por Trás das Luzes e O Mistério das Outras Cores.

 

Ficha técnica

 

Armadilha (B... Em Cadeira de Rodas).

Texto: Ronald Radde

Direção: Paulo de Pontes

Elenco: Fábio Lyra e Fábio Ferreti

Figurinos: Santu Emilliu

 

(Franz Mikhailovitch, assessor de Imprensa do CH/UFCG)


Data: 28/11/2007