topo_cabecalho
Brasil e Bolívia preparam acordo na área da educação superior

O Brasil vai colaborar com a Bolívia na criação de uma agência de credenciamento de cursos e instituições superiores. O anúncio foi feito por representantes dos dois países no encerramento do encontro ocorrido nos dias 22 e 23, na cidade boliviana de Santa Cruz de La Sierra.

 

De acordo com Raquel Perea, assessora para assuntos internacionais da Secretaria de Educação Superior e membro da comitiva brasileira, foi elaborada uma proposta de convênio entre Brasil e Bolívia que visa à cooperação brasileira na implantação da agência. O acordo deve ser assinado pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Evo Morales, na visita que Lula fará à Bolívia em dezembro.

 

O documento prevê intercâmbio educacional, com base na troca de conhecimentos e visitas técnicas, entre outros pontos. “Vamos ajudar a melhorar a qualidade do ensino superior daquele país, pois o Estado precisa ter controle do seu sistema educacional, como ocorre no Brasil”, observa Raquel.

 

Durante o encontro, a comitiva brasileira apresentou aos bolivianos os instrumentos de avaliação e credenciamento de cursos do Brasil. Foi criado um grupo de trabalho entre os dois países para organizar, nos próximos três meses, um marco legal para a agência de credenciamento de cursos e instituições de ensino superior boliviana.

 

De acordo com Raquel Perea, técnicos bolivianos vêm conhecer como funciona o processo no dia-a-dia e o MEC vai enviar especialistas para trabalhar no projeto. Na reunião, o vice-ministro da Educação da Bolívia, Ramiro Tapia, anunciou que 2008 será o ano da avaliação da educação superior no país.

 

(Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação Superior)


Data: 29/11/2007