Medicina Veterinária da UFCG terá turma especial

70 vagas serão destinadas a integrantes de projetos de assentamento. Curso será financiado pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária

Foi aprovada pela Câmara Superior de Ensino do Conselho Universitário da UFCG, em reunião ordinária realizada na última quinta-feira, 29, a criação de uma turma especial no curso de Medicina Veterinária do Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR), campus Patos, para assentados em projetos de assentamentos da Reforma Agrária no Nordeste.

“O próximo passo para efetivar as 70 vagas propostas”, segundo o pró-reitor de Ensino, Vicemário Simões, “é a deliberação, pela mesma Câmara, da minuta de resolução que regerá o processo de seleção dos candidatos”.

O conteúdo programático do curso é o mesmo do curso tradicional de Medicina Veterinária do CSTR, e, segundo Vicemário, traz uma proposta metodológica diferenciada, “numa pedagogia de alternância, escola/comunidade” explicou.

Financiado pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) do Ministério do Desenvolvimento Agrário, o curso será oferecido apenas uma vez, com processo seletivo especial, em dois períodos de 35 alunos.

Segundo o reitor Thompson Mariz, um projeto dessa natureza traz para a UFCG um importante desafio, cobrando reflexões e criatividade na elaboração de novos formatos curriculares. “Mais do que isso, as características do alunado, oriundo de diversos movimentos sociais expressivos na recente conjuntura brasileira, colocam para a instituição uma oportunidade de renovação e de troca de saberes, ao mesmo tempo em que possibilita o incremento da sua inserção social”.

Parecer

O relator do processo de criação do curso, Reginaldo Severo de Macedo, considerou o valor social da proposta com determinante para a aprovação da turma especial. “Sem deixar de reconhecer a polêmica que gera, pela autonomia pedagógica e a política de cotas, cremos que o modelo do curso é consistente e está em sintonia com os objetivos da educação do campo”, e ponderou: “ é relevante por contribuir para a melhoria da qualidade de vida de uma parcela marginalizada da sociedade”.

Mestrado em Ciências Sociais

A UFCG também dispõe do Programa de Bolsas para Alunos de Mestrado Provenientes dos Movimentos Sociais do Campo - desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) do Centro de Humanidades da UFCG - inédito no país, que nasceu da proposta dos movimentos sociais, em 2005. Já em 2006, cinco alunos foram matriculados. E ao final do Programa, em quatro anos, 20 mestres serão formados.

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG)

Data: 04/12/2007