Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFCG faz 30 anos

Conferência com o professor Afrânio Garcia, nesta quarta, faz parte das comemorações

Em comemoração aos 30 anos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFCG (PPGCS), será realizada na manhã desta quarta-feira, 5, uma conferência com o professor Afrânio Garcia Júnior, intitulada Reconversão de Elites Agrárias e a Revolução de 1930: os Vice-Reis do Norte (1920-1964). A conferência terá início às 9h, no auditório Guillardo Martins, no bloco da Reitoria (AA), no campus Campina Grande.

Para a quinta, dia 6, pela manhã, está programada uma visita aos assentamentos da Usina Santa Maria, municípios de Areia e Pilões e finalizando a programação, no dia 7, às 8h30min, acontecerá uma Aula Especial sobre o tema "Bourdieu e as Ciências Sociais no Brasil", ministrada também pelo professor Afrânio Júnior.

Graduado em Estudos Econômicos Gerais (DEUG) pela Université de Paris X (Paris-Nanterre), Afrânio Garcia também tem graduação em Economia pela PUC-Rio, mestrado em Antropologia Social pela UFRJ, doutorado em Antropologia Social pela UFRJ, e pós-doutorado pela Ecole Des Hautes Etudes En Sciences Sociales, na França.

Atualmente é Maître de Conférence da Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, atuando principalmente nos temas: Campesinato, Economia Familiar e Transformação Social.

É o autor de O Sul: caminho do roçado: estratégias de reprodução camponesa e transformação social, publicado em 1989, obra considerada referência na formação de pesquisadores na área de Sociologia rural, tanto em nossa universidade quanto no Brasil.

PPGCS

Criado em 1977, sob a denominação de Mestrado em Sociologia Rural (MSR), passou a se chamar Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) no ano 2000, a partir de uma fusão entre o MSR (então UFPB/Campus II, hoje UFCG) e o Mestrado em Ciências Sociais (UFPB/Campus I), oportunidade em que incluiu em sua grade também o curso de doutorado em Ciências Sociais. Este formato se manteve até o ano de 2006, quando foi criado o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal de Campina Grande.

(Kennyo Alex – Ascom/UFCG)

Data: 04/12/2007