Inscrições abertas para intercâmbio acadêmico Brasil-Argentina

A Capes/MEC abre oportunidade para instituições de ensino superior brasileiras e argentinas interessadas em participar de intercâmbio acadêmico em todas as áreas do conhecimento

As inscrições para o Programa Centros Associados para o Fortalecimento da Pós-Graduação Brasil-Argentina (CAFP/BA) ficam abertas até 15 de fevereiro de 2008. As atividades terão início em abril do mesmo ano.

Para o coordenador geral de Cooperação Internacional (CGCI/Capes), Leonardo Barchini Rosa, o ponto mais importante do programa CAFP/BA, que é realizado em conjunto com a Secretaria de Políticas Universitárias (SPU) do Ministério de Educação, Ciência e Tecnologia da Argentina, é o fato de que as parcerias universitárias entre instituições dos dois países devem incluir, pelo menos, um curso de pós-graduação stricto sensu consolidado e um curso associado, emergente.

O curso consolidado terá a função de entidade promotora. O curso de nível emergente atuará como entidade receptora.

"O objetivo é reduzir as assimetrias regionais e fortalecer a pós-graduação, além de integrar ainda mais a formação de recursos humanos nos dois países," destaca Leonardo. Os projetos apresentados deverão contemplar, principalmente, a formação de pós-graduandos, o fortalecimento dos cursos de pós-graduação e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores vinculados às entidades receptoras.

Apoio – Os selecionados receberão recursos no valor de R$ 55 mil anuais, para financiamento de passagens aéreas, diárias, seguro saúde, bolsas e diárias de missões de estudo (estudantes) e trabalho (professores e pesquisadores). Deste valor, R$ 10 mil poderão ser utilizados para aquisição de material de consumo.

Os projetos terão duração de dois anos, podendo ser prorrogados por igual período.

Informações: http://www.capes.gov.br/bolsas/cooperacao/argentina/centros_associados.html

(Fátima Schenini, da Assessoria de Comunicação da Capes)

Data: 04/12/2007