UFCG concederá título de Doutor Honoris Causa a Lynaldo Cavalcanti

Solenidade será realizada na próxima quarta, 12, no Centro de Convenções Raimundo Asfóra

Anteriormente marcada para o Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, no campus da UFCG em Campina Grande, foi transferida para o Centro de Convenções Raimundo Asfóra, no Garden Hotel, a sessão solene do Conselho Universitário da UFCG, em que será concedido, às 17h da próxima quarta-feira, 12, o título de Doutor Honoris Causa ao professor Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque.

Segundo a Secretaria dos Órgãos Deliberativos Superiores da UFCG, a repercussão da homenagem e as confirmações crescentes de participação, por parte da comunidade universitária e autoridades civis, fizeram com que a Reitoria repensasse sobre o local da solenidade. Este será o primeiro título honorífico concedido pela UFCG, onde a homenagem foi regulamentada há menos de um ano.

A concessão do título ao professor Lynaldo Cavalcanti foi proposta pelo diretor do Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI), Wellington Santos Mota, que acompanha as contribuições do professor Lynaldo para o engrandecimento da instituição desde os tempos em que este era diretor da então Escola Politécnica (Poli).

“Foi Lynaldo quem definiu o desenvolvimento da educação superior na região, com a criação de diversos cursos de graduação. Engenharia Civil foi o primeiro, em 1958, seguido de Engenharia Elétrica, Mecânica, Sistemas e Computação, além de outros da área de tecnologia hoje existentes na UFCG”, explicou Wellington Mota.

Na opinião dele, a grande contribuição do professor Lynaldo para o crescimento da UFCG foi sua visão futurista, concretizada pelo estabelecimento de intercâmbios com universidades do primeiro mundo a exemplo de Canadá, Inglaterra, Alemanha, França etc. "Desta forma, tivemos um crescimento vertiginoso na área de tecnologia, que nos igualou aos mais conceituados centros de ensino e pesquisa do Sul e Sudeste do país”, disse.

Nascido em Campina Grande, em 1932, Lynaldo Cavalcanti formou-se em Engenharia Civil na Escola da Engenharia da UFPE. Logo após sua formação começou sua brilhante carreira como diretor de várias instituições. Foi diretor da Escola Politécnica de Campina Grande, de 1964 a 1971, e reitor da UFPB de 1976 a 1978. Antes de assumir a presidência do CNPq no ano de 1980, foi presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB). Atualmente é diretor executivo da Associação Brasileiras das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Industrial (ABIPTI).

Saiba mais sobre o homenageado.

(Marinilson Braga e Kennyo Alex– Ascom/UFCG)

Data: 06/12/2007