Finep tem R$120 mi para instituições de ensino e pesquisa

A Finep formalizou nesta quinta-feira (7), de uma só vez, o apoio a 112 projetos inovadores em instituições de ensino e pesquisa. O volume de recursos alcança os R$ 120 milhões. A cerimônia de assinatura dos convênios aconteceu de 9h às 12h, na sede da Finep, no Rio.

Segundo o ministro da C&T, Sergio Rezende, a operação prova a capacidade da Finep em cumprir o papel de principal agência nacional de apoio à inovação. Ele explica que, em 2007, foram realizados importantes testes para avaliar a eficiência de diferentes mecanismos de apoio à ciência e tecnologia, experiência que será fundamental para a execução do Plano de Ação de C&T, lançado no mês passado pelo governo federal.

Até 2010, serão investidos R$ 41 bilhões no setor, com recursos vindos de diversos ministérios e fundos de financiamento. “Queremos que esse programa se consolide como uma política de Estado e ganhe credibilidade perante a população através dos resultados reais obtidos”, afirma.

Do pacote de investimento anunciado hoje pela Finep, R$ 30 milhões irão para a implantação de infra-estrutura de pesquisa em 36 universidades federais. Na opinião do reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Roberto Ramos, os recursos são de fundamental importância para as instituições de pesquisa, principalmente para aquelas que ainda estão em fase de consolidação, como a Federal de Roraima.

“A instituição possui apenas 18 anos e ainda encontra dificuldades para a formação de doutores e para estruturar a infra-estrutura de pesquisa”, revela. A UFRR recebeu cerca de R$ 680 mil, que serão destinados à implantação de um núcleo de pesquisa em agricultura.

Os outros R$ 90 milhões previstos no pacote vão para estudos em diversas áreas do conhecimento, com destaque para 19 projetos de pesquisa genômica e proteômica, que juntos receberão R$ 17,6 milhões. A área de TV digital também está entre as contempladas, com três projetos que somam R$ 3,3 milhões. Os recursos, não-reembolsáveis, são oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

O cientista político Luis Fernandes, presidente da Finep, ressalta que a empresa está preparada para assumir uma posição de destaque dentro da política de desenvolvimento nacional. “Esse pacote de investimentos é mais uma etapa do esforço da empresa para executar um orçamento já recorde em 2007”, diz.

A Financiadora realizou o comprometimento integral dos recursos previstos para este ano e solicitou à área econômica do governo a liberação de recursos complementares. Assim, deve ser atingida a marca de R$ 2 bi executados. Para 2008, o orçamento será de no mínimo R$ 2,8 bi, o maior da história da Finep.

Para Eugenius Kaszkurewicz, diretor de desenvolvimento científico e tecnológico da Financiadora, operar nesse novo patamar de recursos traz um grande desafio para a empresa, que será o de aplicar verbas de forma ágil e eficiente. “Claro que precisamos organizar e simplificar procedimentos, mas hoje o corpo funcional da FINEP deu um claro sinal de que é capaz de enfrentar esse desafio”, conclui.
Posicionamento de embarcações

Também estão contemplados pelo pacote de investimentos setores como o de logística de transportes, aeronáutica, energias alternativas, construção naval e aquaviário. Nessa última área, um dos projetos de destaque vai agilizar a carga e descarga de petróleo em mares brasileiros.

Através dessa tecnologia, que pode ser utilizada para o desembarque de qualquer tipo de óleo e também de pesados contêineres, grandes navios cargueiros não mais precisam atracar em portos para descarregar. Isso porque uma embarcação apropriada para a descarga off-shore se emparelha com os navios ainda em movimento e realiza o desembarque.

Um software calcula o posicionamento e velocidade exatos para a realização da operação, levando em consideração variáveis como correnteza, vento e manuseio de guindastes e dutos de transferência de óleo. O projeto é realizado pela Coppe/UFRJ, em parceria com o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, da Marinha Mercante.

O pesquisador Julio Cesar de Jesuz, responsável pelo projeto, afirma que essa tecnologia de posicionamento dinâmico reduz significativamente o tempo e nos custos de desembarque. O projeto, que deverá ser executado em dois anos, recebeu R$ 550 mil. Apenas na Alemanha há estudos similares.

(Assessoria de Imprensa da Finep)

Data: 07/12/2007