Aprovada residência médica em Infectologia no HU

Processo seletivo deve ser realizado no início do ano que vem

Foi aprovada por unanimidade, pela Comissão Nacional de Residência Médica do MEC, a criação da residência médica em Infectologia no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da UFCG. A previsão é que o processo seletivo seja realizado até fevereiro do ano que vem, com os aprovados atuando já a partir de março.

“Serão oferecidas duas vagas por ano”, explica José Venâncio, da Coordenação de Residência Médica do HU. Ele ressalta que, diferentemente das especializações já oferecidas no HU, que têm a duração de dois anos, a de Infectologia é de três anos. “Outra diferença é o que chamamos de “acesso direto”, ou seja, não há pré-requisito para o curso, além da graduação em Medicina”, disse.

A residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização, funcionando em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerada o “padrão ouro” da especialização médica.

(Kennyo Alex – Ascom/UFCG)

Data: 10/12/2007