Sobram 452 vagas destinadas a negros em vestibular da federal do Paraná

Universidade destina 20% das vagas para negros e outros 20% para alunos que cursaram os ensinos fundamental e médio em escolas públicas

Estão sobrando 452 vagas destinadas a negros no vestibular da UFPR (Universidade Federal do Paraná).

Das 822 vagas no vestibular da instituição, apenas 370 candidatos hábeis a ocupá-las pelo sistema de cotas raciais foram aprovados na primeira fase do concurso, realizada no último dia 18 de novembro.

A universidade destina 20% das vagas para negros e outros 20% para alunos que cursaram os ensinos fundamental e médio em escolas públicas.

Segundo a direção da UFPR, candidatos de cotas para escolas públicas e vestibulandos comuns ficarão com as vagas remanescentes.

Entre os cotistas raciais, 19% passaram de fase no vestibular. O índice é de 23% entre os cotistas de escolas públicas e de 33% entre os candidatos fora do sistema de cotas.

O reitor da universidade, Carlos Moreira, afirma que o número de inscritos no sistema de cotas para negros também é baixo. "Isso pode traduzir uma falta de informação das pessoas ou que o número de negros aptos a fazer vestibular no país ainda é pequeno", diz.

O candidato aprovado dentro do sistema de cotas raciais na universidade deve fazer uma declaração de que é negro ou pardo e que possui "traços fenotípicos" do grupo racial negro. Tais candidatos também passarão por uma entrevista.

Em 2005 e 2006, também houve sobra de vagas para negros na UFPR. A segunda fase do vestibular ocorre amanhã e na segunda. (Felipe Bächtold)

(Folha de SP, 8/12)

Data: 10/12/2007