Capes escolhe projeto da UFCG para intercâmbio internacional

A Capes e o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub) selecionaram 31 projetos para o Programa de Intercâmbio Científico Brasil-França. Dentre os escolhidos está o trabalho do professor da Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica da UFCG, Glauco Fontgalland (foto).

A seleção final ocorreu este mês, durante reunião da comissão mista Capes-Cofecub, na França. Foram analisadas 100 propostas de projetos conjuntos de pesquisa entre instituições de ensino superior e de pesquisa dos dois países. O projeto da UFCG será realizado em parceria com o Institut National Polytechnique de Grenoble (INPG)

O Capes-Cofecub é um programa de cooperação interuniversitária entre o Brasil e a França e visa apoiar a formação de recursos humanos de alto nível nas diversas áreas de pesquisa, através de projetos conjuntos de cooperação científica, com duração de quatro anos. Desde 1978, quando foi criado, o programa já atendeu mais de 500 projetos. Este ano, 123 estão em execução.

Glauco Fontgalland

O professor Glauco Fontgalland é doutor em Engenharia de Microondas pela École Nationale Supérieure D'Électrotechnique (ENSEEIHT), em Toulouse, na França, e mestre em Engenharia Elétrica pelo então campus II da UFPB (atual UFCG).

Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Teoria Eletromagnética, Microondas, Propagação de Ondas, Antenas, Compatibilidade Eletromagnética e circuitos RF, atuando principalmente nos seguintes temas: micro-antenas, modelagem eletromagnética, EMI, ESD, RFID, UWB e antenas para diversas aplicações.

Atualmente é coordenador do grupo de pesquisa LEMA, cadastrado no CNPq, e possui mais de 60 artigos publicados em revistas, periódicos e congressos internacionais.

Em abril deste ano, foi condecorado Membro Sênior do Institute of Electrical and Electronics Engineers, (IEEE), mais importante associação profissional do mundo na área das engenharias, sediada nos Estados Unidos.

(Kennyo Alex e Antônio Marcos – Ascom/UFCG – 11.12.07)

Data: 11/12/2007