UFCG concede título de Doutor Honoris Causa a Lynaldo Cavalcanti

Solenidade foi marcada pela emoção

Lembranças de lutas travadas em prol da Educação, da Ciência e da Tecnologia na região, intercaladas por momentos de pura emoção; assim pode ser descrita a solenidade, realizada na noite desta quarta-feira, 12, em que o reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Thompson Mariz, outorgou o primeiro título de Doutor Honoris Causa da instituição, a um dos maiores expoentes da pesquisa tecnológica nacional, o professor e pesquisador campinense Lynaldo Cavalcanti.

Acompanhado por ex-professores da Escola Politécnica de Campina Grande e da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) – entidades que deram origem à atual UFCG - Lynaldo Cavalcanti subiu ao palco do auditório do Centro de Convenções Raymundo Asfóra, em Campina Grande, onde foi aplaudido de pé pelas autoridades, convidados e membros do Colegiado Pleno do Conselho Universitário da UFCG, presentes à solenidade.

A cerimônia teve início às 18h, com a entoação do Hino Nacional, sob a regência do maestro e diretor do Centro de Humanidades, Lemuel Guerra, seguida de uma magnífica apresentação da soprano Joelma Barros, do coral Coro em Canto, da UFCG.

Após a leitura do Termo da Outorga, feita pelo reitor Thompson Mariz, e a declaração do homenageado de que aceitava o título, a secretária dos Órgãos Deliberativos Superiores da UFCG, Maria do Socorro Pereira, leu a Resolução da concessão, entregue pelo reitor ao homenageado, em meio a muitos aplausos.

O autor da proposta de concessão do título, professor Wellington Santos Mota, diretor do Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI), fez um discurso recheado de referências bem-humoradas, em que lembrou das dificuldades da época em que a implantação de um pólo tecnológico em Campina Grande era apenas um sonho. “Para trazer para Campina Grande o primeiro computador das regiões Norte e Nordeste – o segundo no Brasil - Lynaldo não mediu esforços, chegando a rifar um boi, doado pelo pai de um aluno”, observou.

Em seu discurso, o professor Lynaldo se disse bastante comovido. “Sinto-me honrado por receber essa homenagem, que considero um reconhecimento pelo trabalho que realizei em prol da sociedade; homenagem muito especial, já que recebo de amigos com quem trabalhei e convivi por tantos anos”, declarou o pesquisador, de 72 anos, que já foi condecorado dezenas de vezes, por várias instituições nacionais, internacionais e até governos estrangeiros.

“Hoje, vejo com satisfação a UFCG, sob a liderança do professor Thompson Mariz, retomar o processo de regionalização e interiorização do ensino superior por mim iniciado quando reitor da UFPB, e interrompido há mais de 20 anos”, declarou, ressaltando que é fundamental a viabilização social, econômica e tecnológica do Semi-árido e da Paraíba. “Continuo acreditando que o Semi-árido é viável, desde que haja conhecimento e qualificação”, afirmou.

“Toda homenagem prestada ao mestre não é ainda suficiente para demonstrar a nossa gratidão”, disse o reitor Thompson Mariz, no encerramento da solenidade. Ele ressaltou que, durante seu reitorado na UFPB, “o Dr. Lynaldo assumiu riscos e metas audaciosas, visando estimular o progresso da universidade e da região, por acreditar que a educação pública, em todos os níveis, especialmente o ensino superior, é a mais importante providência para fixação do homem no interior”

“Gostaria de dizer, Dr. Lynaldo Cavalcanti, que o sonho plantado pela sua liderança visionária não morreu. Esteve adormecido – É bem verdade! - durante longos anos de retração de governos passados que impuseram, no mínimo, duas décadas de falta de investimento nas Instituições Federais de Ensino Superior. Mas essa realidade, felizmente, vem mudando!”, finalizou o reitor.

Leia os discursos na íntegra:

- Thompson Mariz

- Wellington Mota

- Lynaldo Cavalcanti (será disponibilizado em breve)

(Kennyo Alex – Ascom/UFCG – 13.12.07)

Data: 13/12/2007